Foi preso nesta segunda-feira (16), em São Paulo (SP), Paulo Cupertino Matias, responsável pelo assassinato da família e do ator Rafael Miguel, em crime ocorrido há três anos. De acordo com informações da imprensa nacional, ele foi denunciado de forma anônima e a polícia fez a prisão em local não confirmado ainda. A captura foi feita por policiais da 6ª Seccional, que o encaminharam para o 98º Distrito Policial, no Jardim Miriam, Zona Sul de São Paulo.
Cupertino vai ser levado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito e depois vai para a Divisão de Capturas, no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Centro da capital paulista. Depois, ele ficará à disposição da Justiça.
Considerado de alta periculosidade, Cupertino teve o nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol e era o primeiro nome da lista dos criminosos mais perigosos e procurados de São Paulo.
Após matar os pais e o ator, no dia 09 de julho de 2019, Paulo Cupertino Matias mudou a aparência e se escondeu em diferentes cidades do País, inclusive, em Mato Grosso do Sul.
Conforme o histórico, ele foi visto em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, onde chegou até mesmo fazer um novo título de eleitor com o nome falso de Manoel Machado da Silva. Além disso, também morou em uma fazenda de Eldorado e em Aparecida do Taboado.
A investigção pontua que ele possa ter se escondido em outrs cidades sul-mato-grossenses no período. Ao todo, foram 300 endereços denunciados às autoridades nestes três anos de fuga, inclusive, na cidade de Puerto Iguazu, na tríplice fronteira da Argentina com Brasil e Paraguai.
Rafael Miguel, na época com 22 anos, e os pais João Alcisio e Miriam Selma, foram assassinados a tiros em São Paulo ao chegar à casa da namorada do ator, por sua vez, a filha do assassino. O pai da jovem não aceitava o relacionamento e, na ocasião, matou os três. Rafael foi atingido 13 vezes pelos disparos.
Cupertino é acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Ele, que atualmente tem 50 anos, nunca constituiu um advogado para defendê-lo. Além do empresário, dois amigos dele são réus no mesmo caso por terem ajudado o assassino a fugir, mas respondem o processo em liberdade.
O ator Rafael ficou conhecido por ter interpretado o personagem Paçoca na novela “Chiquititas”, do SBT, e também por ter trabalhado em um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele atuou ainda em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.