26.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 10 de fevereiro, 2025
spot_img

Estreias definidas: Operário e Dourados jogam em casa pela Copa do Brasil

CBF divulga tabela da primeira fase; clubes de MS aguardam regularização de estádios

As datas das estreias de Operário e Dourados pela Copa do Brasil de futebol masculino 2025 foram divulgadas neste domingo (9) pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). As equipes jogarão nos dias 25 e 26 de fevereiro, respectivamente, pela primeira fase da competição.

A tabela detalhada da primeira fase foi anunciada com 40 confrontos em jogo único nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de fevereiro. Os mandantes são os times com posicionamento inferior no ranking nacional de clubes. A partir desta edição, não há mais vantagem do empate para os visitantes. Em caso de igualdade no tempo regulamentar, a decisão será nos pênaltis.

A Copa do Brasil terá dois jogos em Mato Grosso do Sul. O Operário enfrenta o Criciúma no dia 25 de fevereiro, às 19h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. No dia seguinte, às 15h, o Dourados encara o Caxias, no Douradão, em Dourados.

Pendências e regularização dos estádios

Os estádios Douradão, em Dourados, e Jacques da Luz, em Campo Grande, estão com pendências na tabela divulgada pela CBF. Ambos possuem laudos técnicos pendentes, exigidos pelo Regulamento Geral de Competições e pelo regulamento específico da Copa do Brasil. Os clubes têm até 72 horas antes das partidas para apresentar os documentos necessários.

A CBF estipulou que os estádios da primeira fase tenham, no mínimo, 4 mil lugares. Em 2024, essa exigência não existia para a primeira e segunda fases, sendo necessário apenas um sistema de iluminação caso houvesse transmissão televisiva.

O Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, tem hoje 3.500 lugares liberados pelo Corpo de Bombeiros. O presidente do Dourados, Marcos Araújo, afirmou que pretende aumentar a capacidade autorizada para 6 mil torcedores. “Será uma adequação simples de fazer”, explicou.

Em Campo Grande, o Estádio Jacques da Luz é o único autorizado para partidas de futebol profissional e tem capacidade para 3.500 torcedores. O presidente do Operário, Nelson Antônio, afirmou que pretende instalar arquibancadas provisórias para ampliar a lotação do estádio.

Próxima fase e possíveis adversários

Caso avançe para a segunda fase, o Operário terá pela frente Grêmio Sampaio-RR ou Remo-PA, com mando de campo do vencedor desse confronto. Já quem vencer entre Dourados e Caxias enfrentará Águia de Marabá ou Fluminense na segunda fase, sendo que o mando de campo será do vencedor do confronto entre o time sul-mato-grossense e o gaúcho.

Campeonato

Nesta etapa inicial, 80 equipes brigam pela classificação em 40 confrontos disputados em jogo único, com mando de campo pertencente ao time em posicionamento inferior ao adversário no Ranking Nacional de Clubes.

A partir desta edição, os visitantes não têm mais a vantagem do empate no tempo regulamentar. Portanto, em caso de igualdade, a definição do clube classificado passará por uma decisão por pênaltis.

Dos 92 participantes, 12 ingressarão diretamente na terceira fase da Copa do Brasil: Botafogo, Palmeiras, Internacional, Paysandu, Flamengo, CRB, Santos, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro.

Fale com a Redação