20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 26 de dezembro, 2024
spot_img

Estudantes fazem redação sobre os desafios do ensino a distância no Passe da UFMS

Entre os cursos, medicina lidera preferência entre os 18 mil candidatos inscritos 

O tema escolhido para a redação da terceira etapa do Passe (Programa de Avaliação Seriada) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), aplicada neste domingo (8), foi “Ensino a Distância (EAD): entre os problemas enfrentados na modalidade e a importância do acesso à educação”. A prova começou pela manhã e será encerrada às 13h.

Vitória Silva Barão, que realizou a 3ª etapa da avaliação, explicou que a preparação para esta fase foi maior, e por isso, estava mais tranquila. “O tema da redação foi fácil, eu achei um pouco complicado pensar em repertórios, mas foi algo que todo mundo que estava aqui na prova viveu”.

O candidato Vinícius Cardoso Garcia também realizou a 3ª etapa e saiu confiante do local de prova. “Eu acho que fui bem, com um bom desempenho, o tema da redação eu tinha conhecimento. Fiz todas as etapas do Passe UFMS desde 2022 e planejo ingressar no Curso de Arquitetura e Urbanismo”, finalizou.

Em coletiva, Anderson Viçoso de Araújo, presidente da comissão do vestibular e Passe, informou que o exame deste ano contou com cerca de 18 inscritos. A primeira etapa, destinada a estudantes do 1º ano do ensino médio, teve a maior adesão, com cerca de 7 mil participantes.

Embora Medicina continue como o curso mais procurado, Araújo destacou uma mudança na preferência dos candidatos. “Medicina sempre lidera, mas notamos um aumento expressivo na procura por Direito, que passou a ocupar a segunda posição, superando até o curso de Medicina em Três Lagoas”, explicou.

Os candidatos estão distribuídos nos municípios onde a UFMS possui campus: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados.

O processo seletivo visa ao ingresso no primeiro semestre de 2025 e inclui uma prova composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha. O Passe 2025 oferece vagas para mais de 130 cursos de graduação da UFMS. 

Fale com a Redação