27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 17 de setembro, 2024
spot_img

Estudantes podem concorrer a 151 bolsas de monitoria em todos os câmpus

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Monitoria. O processo é dividido em duas etapas: até o dia 11, professores podem cadastrar disciplinas para monitoria remunerada; e do dia 20 a 30 deste mês, estarão abertas as inscrições para estudantes de graduação interessados em atuar como monitores.

O cadastro deve ser realizado pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Ao todo, a Universidade irá investir R$ 211 mil para a concessão de 151 bolsas, no valor mensal de R$700 com duração até dezembro. 

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, enfatiza que a monitora gera diversos benefícios. “É uma ferramenta bastante importante na graduação para fortalecer o vínculo do estudante com o curso e sua formação formação técnica. Além disso, também promove uma atuação cidadã, já que esse monitor vai atender e trabalhar com outros estudantes que precisam adquirir o conhecimento daquela disciplina”, pontua.

As bolsas de monitoria podem ser solicitadas por professores do quadro permanente, substitutos e visitantes. É possível submeter inscrição para mais de uma disciplina, mas o servidor deve realizar o cadastro da proposta separadamente. 

As bolsas serão disponibilizadas de acordo com critérios como preenchimento correto do cadastro; quantidade mínima de 10 estudantes matriculados na disciplina; quantidade de turmas e cursos atendidos pela disciplina; e o alto índice de reprovação na última oferta.  

Os monitores devem auxiliar os professores em atividades como correção de exercícios, desenvolvimento de atividades práticas e oferta de plantão para sanar dúvidas. Os selecionados podem acumular a bolsa apenas com auxílios fornecidos pela Universidade, como auxílio permanência, moradia, alimentação, creche e inclusão digital. 

Para participar, o estudante deve ser regularmente matriculado em um curso de graduação; ter sido aprovado na disciplina que deseja atuar como monitor; não ter pendências administrativas; e ter disponibilidade de 20 horas semanais para cumprimentos das atividades referentes à monitoria. 

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível aqui

Fale com a Redação