29.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 27 de novembro, 2024
spot_img

Ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina é eleita senadora com 61% dos votos válidos

A ex-ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina (PP), foi eleita senadora por Mato Grosso do Sul. Ela substitui Simone Tebet (MDB), que abriu mão da disputa para o Legislativo para concorrer à Presidência da República.

Com 77% das urnas apuradas no estado, a ex-ministra da Agricultura do presidente tem 61% dos votos, contra 15,6% de Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), o ex-ministro da Saúde no início do governo Bolsonaro. Ela também desbancou o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PSD) —que teve seu nome projetado por causa de sua atuação contra o crime organizado na fronteira com o Paraguai.

Uma figura proeminente no governo Bolsonaro, Tereza era inclusive cotada para ser a vice-presidente em um segundo mandato – ela foi preterida por Walter Braga Netto.

Confira o resultado total após 77% das urnas apuradas:

  • Anizio Tocchio (PSOL): 0,16%
  • Jeferson Bezerra (Agir): 0%
  • Juiz Odilon (PSD): 10,90%
  • Mandetta (União Brasil): 15,46%
  • Professor Thiago Botelho (PT): 12,34%
  • Tereza Cristina (PP): 61%
  • Brancos e nulos: 13%

O estado também vê uma arrancada expressiva de Capitão Contar (PRTB), que lidera a disputa estadual. Beneficiado por uma campanha de Bolsonaro no último debate televisivo, o candidato lidera com 27,4% dos votos, contra 23,7% de Eduardo Riedel (PSDB). Ambos vão para o segundo turno. 

Perfil

Tereza Cristina Correa da Costa Dias tem 68 anos. A nova senadora de Mato Grosso do Sul nasceu em Campo Grande. É engenheira agrônoma e produtora rural.

Ela já foi diretora da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli e conclui neste ano o segundo mandato como deputada federal.

Entre 2019 e maio de 2022, Tereza Cristina se licenciou do cargo para ocupar o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Inclusive, o atual presidente foi apoiador direto durante toda campanha da senadora em Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação