20.8 C
Campo Grande
sábado, 12 de abril, 2025
spot_img

Ex-presidente Jair Bolsonaro será transferido para Brasília neste sábado

Deve ser transferido, a qualquer momento, para Brasília (DF), o ex-presidente da República e réu por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro (PL). Ele está internado no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), desde a tarde de ontem (11), quando passou mal enquanto viajava para compromissos políticos naquele estado.

Segundo a atualização do seu quadro clínico, houve uma suboclusão intestinal, mas que respondeu positivamente às medidas terapêuticas adotadas. A equipe médica descartou a necessidade de uma intervenção cirúrgica de emergência, porém, afirmou que será necessário manter o acompanhamento clínico com mais frequência.

“O paciente teve uma noite tranquila, com mais de oito horas de sono, apresentando estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de suporte com aminas vasoativas, em oxigenoterapia espontânea em ar ambiente, confortável e com bom padrão respiratório”, cita um trecho do boletim médico divulgado na manhã deste sábado (12).

O hospital ainda detalhou que Jair Bolsonaro apresenta “excelente estado de humor” e segue em “hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas”.

O político também está com a redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. “Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento”, complementa.

O boletim também trouxe a informação de que Bolsonaro decidiu se transferir para um hospital particular de Brasília. “Visando dar continuidade ao tratamento com o suporte e proximidade de seus entes queridos, está programada para o decorrer do dia de hoje sua transferência para a cidade de Brasília”.

O ex-presidente será internado no hospital DF Star, onde se tomará a decisão de qual será o procedimento a seguir. “Acho que já são quatro operações que ele fez, decorrentes das consequências desse atentado à vida dele em 2018. E os médicos vão avaliar se há necessidade de fazer alguma intervenção”, declarou o senador Rogério Marinho (PL).

Internação às pressas

Bolsonaro estava participando do projeto Rota 22, que consiste em uma série de visitas, oficinas e seminários pelo país para divulgar o seu partido político, o PL, e preparar nomes para a disputa política do próximo ano.

Ele se encontrava na estrada para Tangará (RN) quando sentiu uma indisposição e foi internado no Hospital Municipal de Santa Cruz (RN). Por conta do quadro clínico, foi transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, em Natal (RN).

Pelas redes sociais, o político apresentou novos detalhes sobre o seu quadro clínico e confirmou que as dores abdominais sentidas são de uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que realizou desde que sofreu o atentado, em 2018, quando Adélio Bispo de Oliveira acertou um golpe de faca na sua barriga.

“Graças a Deus, meu quadro está estável e sigo me recuperando, sem febre e com boa evolução clínica. A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia”, destacou no post. “Agradeço a todos os brasileiros pelas orações, mensagens e demonstrações de carinho”, completou.

Fale com a Redação