18/07/2014 11h40
Faculdade de Dourados oferece 350 vagas em cursos gratuitos
Dourados News
Começam na próxima segunda-feira, dia 21 de julho, as inscrições para 350 novas vagas dos cursos técnicos gratuitos oferecidos pela Faculdade Anhanguera de Dourados, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), programa do Governo Federal que oferece bolsas de 100% para quem já concluiu o Ensino Médio. Os interessados devem fazer sua inscrição até o dia 25 de julho pelo site http://sisutec.mec.gov.br.
Na Anhanguera de Dourados serão oferecidos dois cursos: Técnico em Logística e Zootécnia. A adesão da Anhanguera ao Pronatec visa atender à alta demanda do mercado nacional por mão de obra qualificada e, principalmente, auxiliar jovens em busca do primeiro emprego, que deixam o Ensino Médio despreparados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a falta de experiência, a necessidade de aliar emprego e escola e a falta de oportunidades estão entre as razões para que o desemprego juvenil (jovens entre 15 a 24 anos) seja 3,5 vezes maior do que entre adultos com mais de 24 anos. Além disso, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o salário desses profissionais aumenta, em média, 24% apenas um ano após a formatura.
Alunos que tiveram a oportunidade de ingressar em um dos cursos do Pronatec oferecidos pela Anhanguera no primeiro semestre deste ano relatam que o retorno é praticamente imediato. É o caso do aluno do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, João Luis Coelho Rocha, 26 anos, agarrou as oportunidades do setor. Após trabalhar dois anos na área de expedição em uma indústria de alimentos, o estudante teve a chance de participar de uma seleção interna juntamente com outros 33 funcionários. Graças ao curso de logística, ele foi um dos quatro aprovados para o cargo de supervisor de produção, conta que vai atuar como trainee e depois ser efetivado no cargo, o que vai lhe garantir uma renda quatro vezes maior que a atual. “Não imaginava que o curso técnico fosse agregar tanto na minha carreira, pois já nos primeiros meses de curso, vimos o que o mercado está procurando profissionais capacitados. Meu objetivo é, assim que terminar a formação em logística, fazer engenharia e inglês”, comenta.