As instituições privadas de ensino superior têm até as 22h59 (de MS) da próxima segunda-feira (7) para informar ao Ministério da Educação (MEC) a oferta de vagas remanescentes para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025.
A etapa é realizada exclusivamente de forma virtual, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), e é obrigatória para que as faculdades possam participar do processo seletivo que visa preencher as vagas que não foram ocupadas nas chamadas anteriores do programa. O objetivo, segundo o MEC, é ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
No módulo FiesOferta, as instituições devem informar dados detalhados sobre os cursos, como número de vagas, turno, local de oferta e valores das semestralidades. Também é exigida a assinatura eletrônica do termo de participação, feita pelo representante legal da mantenedora por meio da assinatura digital do Gov.br.
Novo edital será publicado em abril
Ainda segundo o MEC, um novo edital com as regras e o cronograma para as inscrições dos estudantes será divulgado ainda em abril. Essa nova etapa usará exclusivamente as vagas não preenchidas nas fases anteriores do Fies 2025/1.
Na edição atual do programa, 198.579 candidatos se inscreveram, totalizando mais de 493 mil inscrições para 67.301 vagas ofertadas por faculdades particulares. Cada candidato pôde escolher até três opções de curso.
Correções e divulgação
Após o prazo de cadastramento das vagas, entre os dias 8 e 11 de abril, as instituições poderão revisar e corrigir os dados inseridos no sistema. Além disso, deverão divulgar amplamente — em seus sites oficiais e em locais de grande circulação dentro das unidades — informações sobre a participação no processo, cursos disponíveis, turnos e a quantidade de vagas remanescentes. Também deverão mencionar a legislação específica que será publicada pelo MEC sobre esta fase do Fies.