22.8 C
Campo Grande
sábado, 26 de outubro, 2024
spot_img

Fifa decide banir investidores na compra de jogadores de futebol

26/09/2014 10h39

Fifa decide banir investidores na compra de jogadores de futebol

Dourados News

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta sexta-feira na sede da entidade, em Zurique, que será proibida a participação de investidores nos direitos econômicos de jogadores de futebol.

Tomamos uma decisão muito firme, no sentido de proibir a participação de terceiras partes. Mas vamos criar uma comissão e dar um prazo para o mercado se adaptar – declarou Blatter.
Instado a dar mais detalhes sobre o assunto, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que o período de transição deve ser “de seis a oito janelas de transferência” – ou seja, de três a quatro anos.

O que é certo é que vamos banir a presença de terceiras partes, de investidores. Até março vamos definir o período de transição – declarou Valcke.
Na prática, a Fifa quer que apenas clubes sejam donos de direitos econômicos de jogadores. Há ainda muitos pontos a serem discutidos pela comissão da Fifa que cuida do caso.

A forma mais comum de burlar a proibição é por meio de “clubes hospedeiros”, os “times de empresário” – aqueles que na prática inexistem, mas servem para que um jogador seja registrado e então emprestado a um time maior, uma vitrine.

O período de três a quatro anos serve para que o mercado se adapte. Os clubes brasileiros hoje são dependentes desse tipo de financiamento – um estudo da KPMG mostra que 80% dos jogadores brasileiros são fatiados entre clubes e “terceiras partes”.

Como este blog mostrou mais cedo, sete clubes da Série A procuraram recentemente o mesmo investidor para pedir dinheiro emprestado. Em troca, oferecem pedaços de seus jogadores, principalmente das categorias de base.

Fale com a Redação