22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de abril, 2025
spot_img

Fifa reconhece mundiais de Santos, Grêmio, Flamengo e São Paulo

Publicado em 27/10/2017 07h42

Fifa reconhece mundiais de Santos, Grêmio, Flamengo e São Paulo

Clubes haviam vencido o antigo intercontinental

Da redação

A Fifa reconheceu que clubes vencedores do antigo Intercontinental de clubes são, também, campeões mundiais. A disputa, que aconteceu entre os anos de 1960 e 2004, envolvia, em confronto direto, apenas o campeão sul-americano e o campeão europeu. Em agosto, a Conmebol afirmou que já reconhecia os clubes como campeões do mundo.

A decisão foi divulgada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, pelo Twitter, na manhã desta sexta-feira (27): “Agradeço a aprovação do conselho da Fifa à proposta da Conmebol de reconhecer títulos do Mundial Interclubes como títulos mundiais”, disse.

Membros do conselho da Fifa se reuniram em Calcutá, na Índia, para discutirem a proposta. Segundo a decisão, passam a ser considerados campeões mundiais os seguintes times brasileiros: Santos (em 1962 e 1963), Flamengo (em 1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992 e 1993).

O reconhecimento da Fifa reforça a possibilidade de que o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões volte a acontecer. O Mundial de Clubes organizado pela entidade em 2000 pela primeira vez e depois continuamente desde 2005 passaria a ser disputado de quatro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações, que seria extinta – essa mudança deve ser somente a partir de 2021.

Na nova Conmebol, fixamos como um dos eixos de mudança fazer justiça pelo futebol sul-americano, inclusive indo além do judicial. Hoje vemos refletidos nossos esforços em um justo reconhecimento que a Fifa faz aos clubes sul-americanos e europeus, que ganharam a Copa Intercontinental e tradicionalmente foram considerados campeões do mundo. Em nome da Conmebol, parabenizamos os diretores, comissões técnicas e jogadores dos clubes reconhecidos, e, claro, a todos os torcedores e muito especialmente aos que pertenceram aos elencos vencedores e deixaram a marca do futebol sul-americano na história do futebol mundial – afirmou o presidente da Conmebol, em nota divulgada no site oficial da entidade.

Santos também foi campeão mundial em 1962 e 1963
Reprodução

Fale com a Redação