Filme brasileiro estava indicado na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui perdeu, neste domingo (16), o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Bafta 2025. O vencedor foi o longa-metragem Emilia Pérez, da França.
Apesar de ter recebido três indicações ao Oscar — Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Atriz e Melhor Filme —, esta era a única categoria em que a produção concorria na premiação britânica.
Os outros filmes indicados eram: Tudo Que Imaginamos Como Luz, O Cão Preto (Gou Zhen), O Conde de Monte Cristo, Flow, A Menina com a Agulha, Kneecap – Música e Liberdade, La Chimera e A Semente do Figo Sagrado.
Com isso, a produção de Walter Salles chegará à cerimônia do Oscar 2025 sem ter vencido nenhum dos principais prêmios televisionados (como Globo de Ouro, Critics’ Choice e Bafta), que são os mais importantes da temporada, junto aos prêmios dos sindicatos.
Possíveis impactos para o Oscar 2025
Emilia Pérez continua forte, mesmo após polêmicas
Nas últimas semanas, polêmicas envolvendo a estrela do filme Emilia Pérez, Karla Sofía Gascón, geraram especulações sobre uma possível retaliação na indústria. No entanto, apesar da controvérsia, a produção francesa tem mantido uma campanha forte, vencendo prêmios como Critics Choice Awards, Globo de Ouro e Bafta na categoria de Melhor Filme Internacional.
Até agora, Emilia Pérez também não perdeu nenhum prêmio televisionado nas categorias de Melhor Canção, Melhor Atriz Coadjuvante (para Zoë Saldaña) e Melhor Filme Internacional, consolidando-se como o favorito ao Oscar nesta categoria.
Ainda Estou Aqui ainda pode surpreender

Nos últimos anos, o Bafta apresentou padrões distintos em relação ao Oscar. Em 2023, Nada de Novo no Front dominou o prêmio britânico, enquanto Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo venceu o Oscar. Em 2024, o Bafta acertou os vencedores do Oscar em quase todas as categorias, exceto em Melhor Efeitos Visuais.
Isso demonstra que, embora o Bafta seja um termômetro importante para o Oscar, ele também segue suas próprias tendências, muitas vezes favorecendo produções europeias. Com isso, Ainda Estou Aqui ainda tem chances de surpreender na premiação da Academia.
Além de ser o único outro filme internacional indicado à categoria de Melhor Filme, a imprensa americana e parte da indústria demonstraram resistência às polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón, o que pode impactar a votação final do Oscar.
Os vencedores do Oscar 2025 serão revelados no dia 2 de março.