27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de novembro, 2024
spot_img

Fogo em MS já provoca tristes e impactantes imagens

Em 2020, de agosto a meados de novembro, a destruição pelo fogo, em incêndios recordes no Pantanal, cerca de 30% da área, assustou Mato Grosso do sul, nos envergonhou e entristeceu, e, alarmou, o Brasil e o Mundo. Mas, a natureza até já vinha se recuperando em sua flora ante o que virou cinza e morte de centenas de milhares de animais de todas as espécies. Contudo, agosto de 2021, a um ano da tragédia ambiental, as queimadas já estão de volta e se alastrando novamente rapidamente. E já temos cenas desoladoras, como vemos nas imagens e tem sido a realidade de não somente do Bioma Pantanal interno, em Corumbá, mas aos seus arredores e do bioma Cerrado, em vários municípios de MS.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no Pantanal, áreas atingidas pelo fogo já chegam a 216 mil hectares, tendo por consequência, muitos animais queimados, que são encontrados durante as ações de combate ao fogo. Uma imagem, que estampa esta noticia, é de um macaco agarrado ao galho da árvore carbonizado. E sim, é de fato, chocante, tanto pelo visual, como por imaginar o que o animal sofreu sendo queimados e ou intoxicado até acabar de morrer.

Os animais foram encontrados na região de Bela Vista — fronteira de MS com o Paraguai. Além do macaco, dois tatus queimados foram encontrados na mesma região Na semana passada, na região de Corumbá, os bombeiros salvaram uma cobra do meio das chamas.

Fogo em MS já provoca tristes e impactantes imagens

Os trabalhos em MS, já assustam ainda mais este ano, como víamos em distantes Países, em chamas, mas agora já até chegou próximo de casas em cidades do Estado, como em Bela Vista. E o fogo desta vez, por natural ou absurdamente criminoso, está de norte a sul de MS, como já ocorreu, na semana passada até no Parque dos Poderes em Campo Grnade. Assim, o trabalho dos Bombeiros continuam em áreas nos municípios de Água Clara, Brasilândia, Bela Vista, Porto Murtinho e Corumbá. No Pantanal, o mais preocupante, as áreas atingidas pelo fogo já chegam a 216 mil hectares.

Macaco já será símbolo

Os Policiais militares ambientais e bombeiros trabalham no combate aos focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense, onde no meio de cenário de devastação, eles se deparam com animais os queimados. Nesta segunda-feira, 23 de Agosto, para mostrar ao ‘mundo’, eles fizeram um enterro simbólico do macaco como um desagravo à natureza.

“Foi chocante para todos nós. A imagem do macaco, será um símbolo desta tristeza. Ele agarrado ao galho da árvore carbonizado é de fato, impactante a quem tem um mínimo de sensibilidade, é chocante”, relatou um dos profissionais que atua na missão ao falar sobre os animais queimados encontrados durante as ações de combate ao fogo.

Fogo em MS já provoca tristes e impactantes imagens

O enterro do animal, inclusive, foi filmado pelos trabalhadores. Veja abaixo:

Fale com a Redação