Uma equipe da Suprova (Superintendência de Política Integradas de Proteção da Vida Animal) vai para a cidade de Canoas (RS) na próxima semana levar doações e efetuar resgates dos animais que foram vítimas das enchentes que abalaram grande parte do estado do Rio Grande do Sul.
Conforme o superintendente Carlos Eduardo Rodrigues, houve um pedido de ajuda por parte do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, especificamente do Departamento de Defesa e Proteção da Vida Animal.
Para o sucesso da operação, toda a população de Campo Grande está sendo convocada para efetuar doações de alimentos, cobertores e materiais de primeiros socorros aos animais.
Ainda segundo explicou, há diversos animais necessitando de ajuda. “Precisam de alimentos para animais de todos os tipos, não só cachorro e gato, mas equinos e bovinos. As pessoas estão mandando só para cães e gatos”, reforçou.
Animais de sítio, como porcos e galinhas, morreram todos por não saberem nadar, os que ficaram foram cavalos, gados e coelhos. “Pedimos feno e ração para gado e cavalo, e medicamentos porque muitos foram feridos”.
Carlos ainda alertou que poucas pessoas estão fazendo o resgate dos bichos e por isso houve a convocação de reforço. “Poucas pessoas estão resgatando animais, então o Departamento de Defesa e Proteção da Vida Animal, solicitou ajuda”, completou.
O grupo ‘Força Tarefa de Resgate Técnico de Animais de Mato Grosso do Sul’, liderado pelo Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), foi criado na segunda-feira (06) com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Bombeiros e diversos outros órgãos.
A equipe irá levar dois barcos a motor para ajudar na intensificação dos resgates. “Estamos organizando para ir na próxima semana, mas tudo depende das doações de alimentos, cobertores, colchonetes, casinha e caminha para animais”.
O superintendente citou que é essencial que este pedido de ajuda chegue ao maior número de pessoas para conseguir maior doação e rápido. “Na semana que vem deve vir uma massa de ar muito fria e mais chuvas para a região”, alertou.
Aonde entregar as doações:
- Maranata Pet Shop
- Dog in Box
- Sede da Superintendência de Política Integradas de Proteção da Vida Animal, no andar térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania,
- UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).