A chegada de uma massa de ar frio, logo após a passagem de uma frente fria, provocou mudanças significativas no clima de Mato Grosso do Sul. Na manhã deste domingo (6), a capital Campo Grande amanheceu com temperaturas mais baixas: os termômetros marcavam 20°C, mas a sensação térmica era de apenas 16°C. Já ontem (5), a Capital teve o dia mais frio do ano. Apesar de os termômetros subirem ao longo do dia, a temperatura chegou a 18,1°C, colocando a cidade no top cinco das capitais mais frias, atrás somente de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
+ Inmet emite alerta de temporais e queda de temperatura em MS; confira
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a tendência é de queda nas temperaturas em diversas regiões do estado. No sul e sudeste sul-mato-grossense, os termômetros devem registrar mínimas entre 16°C e 18°C, com máximas variando de 23°C a 29°C. Em pontos isolados, os valores podem cair abaixo dos 15°C.
No sudoeste e no Pantanal, as mínimas ficam entre 17°C e 23°C, com picos de calor durante o dia, quando as máximas podem chegar aos 32°C. Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 19°C e 21°C, com máximas oscilando entre 28°C e 30°C. Já nas regiões do Bolsão, leste e norte do estado, as mínimas ficam entre 20°C e 23°C, com calor de até 32°C nas horas mais quentes.
Apesar da predominância do tempo firme, a umidade presente na atmosfera ainda favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas. Há risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões norte e nordeste do estado.
Os ventos também ganham destaque neste período. A previsão indica rajadas entre 40 e 60 km/h, podendo ultrapassar esses valores em pontos isolados.
A queda nas temperaturas marca a chegada do outono em Mato Grosso do Sul, com impactos perceptíveis principalmente nas regiões mais ao sul. A população deve se preparar para dias mais amenos, típicos da nova estação.