Mato Grosso do Sul deve registrar tempo instável, com sol entre nuvens e possibilidade de chuvas de intensidade variando entre fraca e moderada, nesta terça-feira (3). Em algumas localidades, as precipitações podem se intensificar, acompanhadas de tempestades com raios, rajadas de vento com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h e, eventualmente, queda de granizo.
Acumulados de chuva significativos, que podem superar 40 mm em 24 horas, são previstos especialmente na metade sul e nas regiões sudeste e leste do estado.
Essas condições adversas resultam do avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical sobre o Atlântico, próximo ao litoral sul do Brasil.
O cenário é agravado pelo transporte de calor e umidade, que favorece a formação de instabilidades, bem como pela atuação de áreas de baixa pressão na Argentina e no Paraguai e pelo deslocamento de cavados atmosféricos.
Ontem (2), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta classificado na cor laranja, perigo, para todos os municípios de MS. A validade do comunicado segue até às 10h desta terça-feira.
Para hoje em Campo Grande, há previsão de chuva forte com trovoadas. São esperados uma média de 14,4 milímetros. Temperatura mínima deve ficar em 23°C e máxima em 30°C.
Dourados deve registrar mínima de 22°C e máxima de 33°C. Ponta Porã temperaturas entre 22°C e 30°C. já na região do Pantanal, na cidade de Porto Murtinho é esperada a mínima de 25°C e a máxima de 36°C.