Nas sete regiões urbanas de Campo Grande, as equipes de zeladoria da Prefeitura trabalham em ritmo acelerado para manter a cidade bem cuidada. São máquinas, caminhões e trabalhadores empenhados na execução de serviços como roçada, capina, limpeza e tapa-buracos, além da poda de árvores.

Na primeira semana (7 a 12 deste mês) de trabalho a força-tarefa criada para intensificar o trabalho de manutenção das vias asfaltadas tapou uma média de 1.100 buracos por dia. A meta é chegar entre 1.500 a 2.000 diariamente. Nos primeiros dias a quantidade ficou abaixo por causa da chuva e também pelo modelo de trabalho empregado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). “Tava muito ruinzinho aqui, né, vai dar uma boa melhorada”, comentou Napoleão de Souza, ao observar a movimentação de máquinas e trabalhadores fazendo o tapa-buracos em frente a sua casa, na avenida Tirson de Almeida, no bairro Aero Rancho, onde mora há 30 anos.
Nos locais onde existem a concentração de grande quantidade de buracos é feito o corte geométrico do asfalto para que seja colocada capa asfáltica nessa área. Mesmo tendo sido tapado vários buracos (cinco, por exemplo), na planilha de serviços é lançado como se fosse apenas um buraco. Detalhe que Afrísio Cavalcante ficou sabendo ao acompanhar o trabalho de recomposição do asfalto danificado em frente a casa onde mora há 30 ano, na Avenida Tirson de Almeida. “É uma obra paliativa mas ajuda bastante, o asfalto e muito antigo né”, afirmou.

Estão trabalhando firmes também as equipes de limpeza. Nesta semana, serviços de rocada, poda e limpeza na região da Praça das Águas, no bairro Chácara Cachoeira e Avenida Rita Vieira, entre outros. Nilton Nery tem uma garaparia na Avenida Rita Vieira há nove anos e ficou contente em ver há dias equipes trabalhando na rocada e limpeza do canteiro central da avenida. “Trabalho maravilhoso. A nossa avenida é bonita, uma das mais bonitas de Campo Grande. É um lugar agradável, tem muita gente que faz a caminhada por aqui. Depois das cinco horas da tarde isso aqui fica lotado”. Nilton é um exemplo de comprometimento com o seu bairro. Ele faz questão de cuidar do canteiro da avenida em frente ao seu comércio, e até arrumou algumas espécies de plantas para colocar no canteiro da avenida.

Elizabeth Bitencourt mora há quatro anos no bairro Rita Vieira e diz que a manutenção dos espaços públicos é importante para a qualidade de vida local. “É muito importante para o bairro, principalmente para nós, que fazemos caminhada todos os dias e passeamos com o cachorro também. E importante também para a nossa segurança”, diz a moradora. “Acho necessário, esta ótimo, importante para quem faz caminhada, esse espaço e bom demais`, comenta Terezinha de Moraes, que mora há dez anos no Rita Vieira.