23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de novembro, 2024
spot_img

Fronteira de Paranhos com o Paraguai registra conflito por terra e atentado a tiros

Um conflito armado envolvendo indígenas e policiais movimentou a fronteira internacional com o Paraguai nessa quarta-feira (13), nas proximidade da cidade de Paranhos.

A imprensa local aponta que um grupo de nativos atirou contra uma equipe da Polícia Nacional do Paraguai e do Ministério Público.

A ocorrência foi registrada na zona rural de Corpus Christi (PY), no mesmo local onde, no dia 8 do mês passado, um trator e uma semeadeira foram incendiados pelos nativos.

Uma propriedade está ocupada pelos indígenas há vários dias, eles alegam que as terras pertencem aos seus ancestrais e cobram o direito da posse.

As equipes estavam seguindo para essa fazenda quando houve o ataque aos promotores Ramón Javier Ferreira e Oscar Paredes e os comissários Roque Cañete e Aldo Morel.

O grupo pretendia conversar com os líderes da ocupação e tentar convencê-los a deixar a fazenda. Os tiros foram disparados com armas automáticas, mas ninguém foi atingido.

A propriedade pertence a uma empresa e tem ao todo 1.560 hectares, no qual 100 são formados por florestas. Os donos alegam que traficantes estão financiando a invasão.

Fale com a Redação