Os consumidores de Mato Grosso do Sul devem gastar menos em 2024, com as celebrações e presenteamento pelo Dia das Mães, mas movimentará R$ 478 milhões no comércio das cidades do Estado. O montante é previsto para gastos ou investimentos, conforme levantamento do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) da Fecomércio-MS (Federação do comércio de MS) e do Sebrae MS..
O comércio de presentes ficará com 70 a 78% dos interessados, mas veja abaixo, que os Supermercados é que terão ainda mais movimento, com quase 81% garantindo compras nestes estabelecimentos. Assim, neste ano, o Dia das Mães deve movimentar R$ 478,82 milhões no comércio de MS, entre presentes e comemorações, em um volume 7% menor que o estimado para 2023, conforme mostra dados 2024 do IPF.
A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, avalia que os números mostram que os consumidores estão mais comedidos. “Em 2024, deve haver uma movimentação um pouco menor que ano passado, devido a previsão dos gastos médios com presentes e comemorações menores, considerando o valor real. Já o percentual de pessoas que irão comprar presentes ficou um pouco maior e isso é positivo”, explica.
A pesquisa apontou que 71,16% dos entrevistados pretendem presentear e 78,28% farão comemorações. O valor médio do presente será de R$ 211,79 e das comemorações, de R$ 219,22. Entre os presentes, a preferência é para roupas (29%), perfumes e cosméticos (26%) e calçados (18%).
Somente em Campo Grande, a previsão é de gasto total de R$ 145,7 milhões, entre presentes e comemorações.
Ir a loja
As compras presenciais em lojas físicas serão a opção da maioria (87,26%) e a escolha da mãe (39,97%) e a qualidade do produto (39,91%) serão decisivos para a decisão da compra.
“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista, mediante descontos, preferência de 77% dos entrevistados e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, orienta a economista do IPF-MS.
Mais no Supermercado
Dados da pesquisa revelam ainda que a data deve proporcionar um movimento importante em supermercados, considerando que 80,85% dos entrevistados que irão comemorar informaram que vão comprar ingredientes para o preparo da refeição em casa, celebrando em família.
O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, enfatiza que o Dia das Mães é uma das principais datas para impulsionar o comércio local, e os empreendedores podem aproveitar o momento também para conquistar novos clientes.
“O Dia das Mães sem dúvida é uma das datas mais importantes para o comércio de uma forma geral. Essa importância está intimamente relacionada ao apelo emocional que a data traz, já que é uma oportunidade das pessoas expressarem o seu o reconhecimento pelas suas mães E isso foi refletido nos resultados da pesquisa de intenção de consumo. Foi constatado que a intenção de movimentação financeira será de 478 milhões, e desse valor total, 224 milhões são com gastos em presentes. Então, essa data acaba sendo uma grande oportunidade para o empresário fortalecer os seus laços com seus clientes e adquirir novos clientes também”, pontua.
Pesquisa
A pesquisa ouviu 1994 pessoas entre os dias 02 a 08 de abril nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A margem de erro da pesquisa é de 5% a 6% percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Confira a pesquisa na íntegra: Dia das Mães MS 2024