A Aena, maior operadora aeroportuária no Brasil e no mundo, comemora um ano de administração dos aeroportos de Ponta Porã e Corumbá, ambos no Mato Grosso do Sul, assumidos pela concessionária, respectivamente, nos dias 7 e 10 de novembro de 2023.
Com melhorias que proporcionam mais conforto aos passageiros e maior eficiência operacional, os resultados da nova gestão já se destacam, e vão ganhar ainda mais relevância a partir das obras estruturais, que têm início no começo do próximo ano.
Em Ponta Porã, o terminal foi aperfeiçoado com nova pintura e modernização da parte elétrica. A concessionária também providenciou a reconfiguração da sala de embarque, que ganhou mais totens com tomadas para carregamento de equipamentos eletrônicos e painéis informativos de voos. Para ampliar a acessibilidade, foi instalada uma rampa de embarque.
O aeródromo ainda adquiriu uma nova viatura para a equipe de operações e realizou intervenções como a pintura, manutenção e modernização das torres de iluminação do pátio. A sinalização horizontal dos pátios e pistas também foi revitalizada.
Já o Aeroporto de Corumbá passou a oferecer mais comodidade aos usuários, com uma melhor climatização nas salas de embarque e desembarque e nova pintura do terminal de passageiros. Na área operacional, a Aena investiu em eficiência e segurança, com a aquisição de uma nova viatura e a revitalização das sinalizações horizontais na pista e no pátio de aeronaves.
Início das obras de modernização
Conforme cronograma definido pelo edital de concessão, a Aena tem até junho de 2026 para a conclusão das obras de modernização dos aeroportos de Ponta Porã e Corumbá. O processo de contratação da construtora responsável pelas obras está na fase final, com previsão de início dos trabalhos nos próximos meses. Os aeródromos passarão por outros aprimoramentos, a fim de deixá-los mais seguros, sustentáveis e confortáveis aos passageiros.
No Aeroporto de Ponta Porã, a Aena planeja uma ampliação do terminal de passageiros, que irá triplicar o espaço total, passando dos atuais 800 m² para 2.600 m². Além disso, serão construídas áreas de segurança no final da pista, em ambas as cabeceiras, e três posições de estacionamento de aeronaves tipo C no pátio.
O aeródromo de Corumbá ganhará 50% a mais de superfície no terminal de passageiros, indo de 1.950 m² para 2.850 m². Para reforçar a proteção, serão instaladas áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras, e uma delas vai contar com um PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão). O pátio de aeronaves é outro que será incrementado, tanto para aviação geral como para a comercial, passando a ter quatro posições de estacionamento.