O Grupamento Especializado Tático Motorizado (Getam) do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) completa neste mês de junho, dez anos de existência e apresenta algumas ações operacionais e preventivas registrado durante o período.
Devido a agilidade e rapidez dessa modalidade de policiamento, as equipes do Getam lidera as estatísticas de primeiro atendimento em situações de crimes contra a vida, roubos e violência doméstica.
No total as equipes atenderam 4.633 ocorrências, resultando em 1.357 prisões.
Foram atendidas ainda 359 ocorrências de tráfico e posse de drogas, apreensão de 131 armas de fogo, cumprimento de 253 mandados de prisão, além das abordagens preventivas e policiamentos em eventos que passam dos 20 mil registros.
O grupo foi criado no ano de 2010 e segue sendo uma das modalidades de policiamento mais efetivas do 3º BPM, dando a cobertura operacional das equipes de Rádio Patrulhamento e compondo juntamente com a Força Tática um núcleo de choque rápido da unidade.
Todos os policiais do Getam possuem cursos de especialização nas áreas de batedor, choque, patrulhamento motociclístico e operações especiais.