25.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de dezembro, 2024
spot_img

Governo do RS confirma 10 mortos em queda de avião em Gramado

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

O Governo do Rio Grande do Sul confirmou a morte de 10 pessoas em um acidente de avião em Gramado neste domingo (22). O  acidente aconteceu por volta das 9h30, na Avenida das Hortênsias.

Mais cedo, o governador do estado, Eduardo Leite, confirmou que “não havia sobreviventes” na queda de um avião na serra gaúcha. Leite disse também que os corpos ainda serão removidos do local do acidente.

Choque com casas e queda em loja

O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e casas.

Um vídeo mostra o momento em que o avião caiu, atingindo casas e uma loja.

Informações levantadas apontam que a situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro. A aeronave saiu do Aeroporto de Canela e ia para Jundiaí, interior de São Paulo. Antes de cair, ele colidiu com a chaminé de um prédio, em seguida no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis.

Os destroços ainda alcançaram uma pousada, onde, pelo menos, duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade em razão da inalação de fumaça. O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda e trabalha no resgate dos corpos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada para realizar a investigação da ocorrência, envolvendo a aeronave de matrícula PR-NDN. De acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave está em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, administrador de empresas e filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar. Atualmente, ele gerenciava a empresa Galeazzi e Associados. O avião estava em situação normal de aeronavegabilidade, e poderia ser utilizada para transporte privado, com operação negada para táxi aéreo.

O avião estava em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, administrador de empresas e filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar. Atualmente, ele gerenciava a empresa Galeazzi e Associados.

Ainda não há informação da identidade das vítimas do acidente.

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou com os familiares das vítimas da queda do avião. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, escreveu Lula em publicação nas redes sociais.

Fale com a Redação