25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 23 de dezembro, 2024
spot_img

Grupo catarinense inaugura fábrica de pré-moldados em MS para atender demanda crescente do agronegócio

O Grupo JE Artefatos de Cimento Ltda, sediado na cidade catarinense de Arabutã, inaugurou na tarde dessa sexta-feira (20) sua mais recente unidade em Jaraguari (MS) voltada à fabricação de pilares, tesouras, divisórias, vigas e placas pré-moldadas de concreto. O investimento de R$ 5,45 milhões tem apoio do Governo do Estado e responde a uma demanda crescente do agronegócio, sobretudo o setor de suinocultura que está em franca expansão em Mato Grosso do Sul.

O empreendimento se insere na política de interiorização do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul através do Programa Pró-Desenvolve, que tem apoiado uma série de constituição de núcleos empresariais para atrair empresas a cidades de médio e pequeno portes, explicou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.

“A ideia é que a gente consiga incorporar ao processo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, todos os municípios, apoiando a instalação, a estruturação e a captação de empreendimentos para essas cidades. A densidade da cadeia produtiva é fundamental para sustentar o desenvolvimento do Estado. Esse processo se dá com pequenos, médios e grandes empreendimentos, e sobretudo com a sustentação e adensamento das cadeias, que é o que ocorre com a vinda dessa empresa para Jaraguari”, disse o secretário.

Inauguração

A Arabutã Pré-Moldados é a primeira indústria a se instalar no Polo Empresarial de Jaraguari. A área de 100 hectares foi adquirida pelo Estado, com contrapartida da Prefeitura, e recebeu serviços de infraestrutura para abrigar empresas de comércio, serviços e indústria do município.

Na cerimônia de inauguração da unidade de Jaraguari, o coordenador de Competitividade Empresarial da Semadesc, Augusto de Castro, representou o Governo do Estado e falou sobre a importância desse investimento para a cadeia da suinocultura e para o agronegócio em geral.

Castro frisou que o Governo do Estado tem adotado uma política de atração de negócios em diferentes ramos de atividade que estão mudando o perfil socioeconômico do Estado. “Fugimos do binômio boi-soja. Hoje temos o vale da celulose, a citricultura, suinocultura e avicultura em franco desenvolvimento. Vocês trazem a base para a cadeia se desenvolver, que são os galpões. O Governo tem parte nesse projeto, desde o início com a implantação do polo empresarial, e vamos continuar apoiando porque precisamos de empresas sérias comprometidas com a localidade, com as pessoas, com a meta de construir um Estado próspero”, afirmou.

Otimização

O sócio-proprietário do grupo, Ezequiel Delalibera, explica que, com o crescimento da demanda do setor de agroindústria por estruturas pré-moldadas em Mato Grosso do Sul, foi necessário investir em uma nova fábrica na região para aumentar a capacidade de produção, estocagem e montagem. A empresa optou por um sistema de produção mais eficiente e automatizado para aumentar o faturamento com um custo reduzido e se manter competitiva no mercado.

“Uma sementinha que estamos plantando aqui. Acredito que teremos o mesmo desenvolvimento [alcançado em Santa Catarina]. Queremos crescer aqui, porque temos pessoas comprometidas. Temos certeza que fizemos a escolha certa”, afirmou.

Seriedade

A inauguração reuniu autoridades locais, empresários e familiares dos colaboradores. O prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, lembrou das negociações para adquirir a área em que foi instalado o Polo Empresarial e como foi atendido pelo secretário Jaime Verruck na Semadesc e recebeu a sinalização positiva para fechar o negócio. “Nosso Governo e nosso secretário acreditaram em Jaraguari”, concluiu.

Já o prefeito eleito Cláudio Ferreira da Silva, que assume o cargo a partir de janeiro, expressou sua satisfação com a chegada dos empresários catarinenses. “Jaraguari precisa de pessoas como vocês. A partir da próxima gestão, vocês serão exemplos para desenvolver a cidade. O polo vai ser habitado por grandes empresas e grandes negócios acontecerão aqui”.

O prefeito de Arabutã (SC), Alguim Ricardo Metz, fez questão de estar presente na inauguração da filial da empresa que nasceu e se desenvolveu em sua cidade. Referindo-se aos sócios-prioprietários Ezequiel Delalibera e Juarez Camilo, disse que “são homens de coragem, pensam fora da caixa, ajudam as pessoas, são seres humanos exemplares e fazem a diferença onde se estabelecem”.

A unidade de Jaraguari foi erguida numa área de 30 mil metros quadrados, sendo 1.550 de área construída, englobando fábrica, deposito, escritório, almoxarifado, garagem, refeitório e portaria; tem capacidade de produção de 150 metros cúbicos de estruturas para barracões pré-fabricados e 30 metros cúbicos em peças de palanques e outros artefatos de cimento, por mês. Mato Grosso do Sul é a origem de 90% da matéria prima, bem como 85% da produção atende o mercado interno.

Fale com a Redação