28.4 C
Campo Grande
sexta-feira, 20 de setembro, 2024
spot_img

HE quer transferir responsabilidade que é deles, diz secretário de saúde

06/08/2014 15h50

HE quer transferir responsabilidade que é deles, diz secretário de saúde

Dourados News

Procurado pelo jornal Dourados News para comentar a situação denunciada por funcionários do Hospital da Vida, que expuseram um comunicado que informa que não haverá pagamento este mês por falta de recursos financeiros por parte do Hospital Evangélico, que ainda é o gestor da unidade, o secretário municipal de saúde de Dourados, Sebastião Nogueira, disparou duras críticas.

De acordo com Nogueira, o HE, que justificou o episódio por meio de sua assessoria de comunicação remetendo as dificuldades financeiras a repasses atrasados dos serviços prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde) e contratualizados junto à prefeitura, quer “transferir responsabilidades”.

“Eles querem nitidamente jogar para cima de nós uma responsabilidade administrativa que é totalmente deles. Temos todos os pagamentos pelas prestações de serviço contratualizados junto ao HE plenamente em dia. O hospital tem um dono, e ele é o responsável por gerir esses recursos e honrar com seus compromissos, que incluem o pagamento dos servidores do Hospital da Vida que são funcionários contratados do HE. Se alguém tem que ser cobrado, são eles. Se há um problema na gestão de recursos, eles que devem resolver, porque da nossa parte está tudo em dia”, disse o secretário, lamentando a situação.

Nogueira destacou ainda, que a única intervenção que a secretaria pode fazer com relação a isso, já fez, que foi retomar a posse do Hospital da Vida, que a partir do dia 1º de setembro não estará mais sob gestão do HE.

“Justamente por conta desses inúmeros problemas que envolvem a administração do HE sob o HV que retomamos a posse. Vemos hoje um estado de calamidade na unidade, que é reflexo de uma administração que não deu resultados, e instaurou um cenário de caos que vamos reverter com a nossa posse. Não dava mais para ficar observando esses problemas que submetem a população a um atendimento abaixo do que se espera, e vamos trabalhar para mudar isso”, garantiu o secretário.

A transição na gestão do Hospital da Vida começou hoje, com uma visita de uma equipe técnica da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) para observar a atual condição da unidade e estabelecer como será este processo. Desde 2010, o HE recebe R$ 2,5 milhões por mês pelos serviços prestados aos usuários do SUS no Hospital da Vida, e também pelos atendimentos contratualizados para as especialidades de oncologia, nefrologia, e cardiologia.

Sebastião Nogueira garantiu que repasses da prefeitura estão em dia, e que isso não é argumento para atraso em salários de funcionários do Hospital da Vida, como alega Hospital Evangélico (Foto: Arquivo/ A.Frota)

Fale com a Redação