Um homem de 38 anos morreu após ser baleado por policiais militares na tarde desta sexta-feira (22), no Bairro Parque Novos Estados, em Campo Grande. A ação ocorreu durante uma abordagem policial motivada por uma denúncia de um jovem que relatou ter visto o homem, visivelmente alterado, portando uma faca em via pública.
De acordo com o registro policial, uma equipe da Força Tática do 9º Batalhão da PM localizou o suspeito em frente à sua residência, na Rua Aquidabã. Ele estava com uma faca nas mãos e apresentava comportamento agressivo. Durante a interação, o homem teria insultado os policiais com xingamentos e, em seguida, correu para dentro do imóvel.
Conforme o boletim de ocorrência, os militares decidiram entrar na residência após o flagrante por desacato. Durante a tentativa de abordagem, o homem teria ignorado as ordens de parada e avançado contra a equipe, o que levou os policiais a dispararem dois tiros.
O homem foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Nova Bahia, mas não resistiu aos ferimentos.
A perícia técnica realizou os levantamentos no local e o caso foi registrado como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial na Depac Cepol.
Histórico criminal
O homem possuía uma ficha criminal extensa, incluindo uma condenação por tentativa de homicídio em 2014, no município de Bodoquena, a 265 quilômetros de Campo Grande. Na ocasião, ele agrediu a madrasta com tijolos após uma discussão sobre o uso de uma motocicleta. Além disso, ele ameaçou de morte o pai e a madrasta e danificou um veículo com um pedaço de madeira.
Pelo crime, ele foi condenado ao regime aberto, mas teve a prisão decretada em 2017 por evasão. Ele foi recapturado pela polícia durante uma operação tática.
Outras passagens do suspeito incluem registros por lesão corporal, furto de veículos, violência doméstica, dano ao patrimônio e ameaça.