Um novo Processo Seletivo será aberto em Mato Grosso do Sul pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a contratação de 144 brigadistas, nos cargos de chefias e combatentes diretos dos incêndios florestais.
O decreto que autoriza o edital foi publicado no Diário Oficial da União dessa terça-feira (27) e prevê a contratação em caráter temporário de duas equipes em Aquidauana e uma em Miranda, cada uma delas formada por um chefe de brigada, dois chefes de esquadrão e 12 brigadistas.
O certame também atenderá as cidades de Porto Murtinho, com dois grupos, formados por um chefe de brigada, três chefes de esquadrão e 18 brigadistas, e em Corumbá, com vagas para dois chefes de brigada, seis chefes de esquadrão e 36 brigadistas para prevenção e combate aos incêndios.
O Ibama autorizou, ainda, que Mato Grosso do Sul contrate nove brigadistas de queima prescrita e três supervisores estaduais de brigada. Somente este mês, foram detectados 4.216 focos de incêndios em MS, sendo 2.538 no bioma, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).