24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 19 de março, 2025
spot_img

Idoso de 86 anos é a terceira vítima da Influenza em Mato Grosso do Sul em 2025

Um idoso de 86 anos, morador de Corumbá, é a terceira vítima fatal da Influenza em Mato Grosso do Sul neste ano. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que publicou um boletim epidemiológico nesta terça-feira (18). O óbito ocorreu no dia 4 de março, mas foi divulgado apenas esta semana.

De acordo com a SES, o idoso contraiu o subtipo H1N1 da Influenza e possuía comorbidades como doença cardiovascular crônica, pneumopatia crônica e imunodeficiência, o que contribuiu para o agravamento de seu quadro de saúde.

O boletim também destaca que, até o momento, o Estado registra 17 internações por casos confirmados de Influenza. Desses, 10 são do tipo A (sendo 3 casos de H1N1, 1 de H3N2 e 6 não subtipados) e 7 do tipo B. Dourados, no entanto, não apresenta registros de internações devido à doença, conforme o mesmo levantamento.

Em relação aos óbitos, o subtipo H1N1 foi responsável por duas das três mortes registradas no Estado, enquanto a Influenza B causou uma morte.

Prevenção

A vacinação contra a Influenza é uma das principais medidas de prevenção recomendadas pela SES. A imunização é eficaz na proteção contra complicações graves e mortes, além de ajudar a reduzir a circulação viral na população. Grupos de risco, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades, devem ser priorizados para garantir maior proteção.

A campanha de vacinação segue sendo uma estratégia fundamental para evitar o aumento de casos graves e falecimentos pela doença, especialmente em tempos de circulação intensificada do vírus.

Fale com a Redação