O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu 920 vagas em cursos gratuitos e presenciais de graduação, com início no primeiro e segundo semestres de 2025. O processo seletivo será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme edital publicado nesta quinta-feira (2).
As vagas são para cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, disponíveis nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Requisitos e Matrícula
Os candidatos aprovados deverão apresentar o certificado de conclusão do ensino médio no ato da matrícula. Para os cursos com início no segundo semestre, o ensino médio deverá ser concluído até 1º de agosto de 2025.
Ação Afirmativa e Cotas
Metade das vagas está reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou comunitárias de educação do campo conveniadas ao poder público.
Também há reservas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Os candidatos pretos e pardos serão submetidos a uma banca de heteroidentificação para validar a autodeclaração. A escolha por concorrer como cotista deve ser feita no ato da inscrição.
Inscrições
As inscrições estarão abertas no site do Sisu entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2025. Apenas candidatos que participaram do Enem 2024 e obtiveram nota acima de zero na redação poderão se inscrever.
Cronograma
O resultado da primeira chamada será divulgado em 26 de janeiro, e as matrículas poderão ser realizadas entre os dias 27 e 31 do mesmo mês. O cronograma do Sisu inclui ainda as etapas de heteroidentificação, a divulgação da segunda chamada e o prazo para inscrição na lista de espera.
O edital completo com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].