Cursar o ensino médio e, ao mesmo tempo, fazer um curso técnico que prepara para o mundo do trabalho. Se esse é o plano para 2025, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que publicou na quinta-feira (1º), o edital que abre o processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados gratuitos. As inscrições começam na terça-feira (6).
São oferecidas, ao todo, 1.760 vagas nos dez municípios onde o IFMS tem campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com início das aulas no 1º semestre letivo de 2025.
O edital oferta 11 opções de cursos técnicos integrados, todos com duração de três anos: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Os interessados devem ter concluído o 9° ano do ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2025. Outra regra é que o candidato deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu próprio nome.
As inscrições deverão ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção, até 26 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 20, e deve ser paga até 27 de setembro via PagTesouro, nas opções Pix, cartão de crédito ou boleto. Poderão pedir a isenção da taxa de inscrição (gratuidade) candidatos matriculados no 9º ano de escolas públicas e/ou que tenham o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A prova será aplicada no dia 20 de outubro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus, e terá duração de 4 horas. O Exame de Seleção é uma prova escrita composta por 30 questões, nas áreas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Conhecimentos Gerais (10).
No dia da prova, o candidato deverá levar um documento oficial de identificação com foto, caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis e borracha. Serão permitidos pequenos lanches e garrafa de água transparente e sem rótulo.
A previsão é que o resultado final do Exame de Seleção 2025 seja publicado no dia 17 de dezembro, com matrículas em janeiro e início das aulas previsto para março.