Um incêndio de grandes proporções devastou a Usina de Triagem de Materiais Recicláveis de Bataguassu na manhã desta segunda-feira (30). O prédio, pertencente ao município e gerido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, foi completamente consumido pelas chamas, que tiveram início no depósito e rapidamente se espalharam.
De acordo com site Da Hora Bataguassu, o momento do incidente, quatro trabalhadores estavam no local. Eles relataram que não souberam identificar onde o fogo começou, mas apontaram materiais inflamáveis, como baterias de celulares e frascos de aerossol, como possíveis causadores do incêndio por combustão espontânea.
A intensidade do fogo gerou uma densa nuvem de fumaça, visível a aproximadamente cinco quilômetros, na cidade de Bataguassu. Além disso, o incêndio provocou o desabamento do barracão da usina e destruiu materiais recicláveis prensados, que já estavam destinados à venda, avaliados em cerca de R$ 10 mil. Também foram consumidos produtos separados para prensagem e outros ainda não organizados.
Equipes do Corpo de Bombeiros, juntamente com caminhões-pipa da Prefeitura de Bataguassu e de uma empresa de reflorestamento, estão no local para controlar as chamas. O trabalho de combate ao incêndio deve continuar ao longo desta segunda-feira.
A usina desempenhava um papel crucial no gerenciamento de resíduos recicláveis da região, e o incidente representa um duro golpe tanto para os catadores associados quanto para as ações de sustentabilidade do município. As causas exatas do incêndio ainda serão investigadas.