Circula nas redes sociais, desde ontem (4), uma imagem com o possível tema de redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será realizado neste domingo (5). A imagem mostra um suposto tema da redação. ‘Os impactos na saúde e segurança de jovens brasileiros expostos a conteúdos violentos em ambientes virtuais’.
No entanto, apesar que a imagem contém imagens coloridas, a imagem não contém o código do caderno de questões e tão menos o código de barras.
O Inep, responsável pela organização da prova, esclareceu que a informação não é verdadeira.
A postagem diz:
“Atenção, participante! Está circulando uma imagem que traz o suposto tema da redação do Enem 2023. O Inep alerta que a imagem é falsa e não se trata de uma informação verdadeira.”
O Inep reforça que o print compartilhado é falso e pede aos candidatos que não compartilhem a informação. E reafirma que a organização do exame tem apoio de forças de segurança do país e que os malotes de prova ficam sob escolta policial até a entrega no local de aplicação.
Como funciona a segurança da prova?
O Inep detalhou a segurança das provas. Desde ontem, elas já estão nos locais de prova e o transporte envolve profissionais dos Correios, da Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Militares de todos os estados.
Todos os malotes são lacrados. Esses lacres são instalados na gráfica e abertos somente no local de aplicação. Essa abertura só acontece no primeiro dia de provas, depois das 12h (horário de MS), após o fechamento dos portões dos locais de prova, na presença de um certificador da Rede Nacional de Certificadores (RNC), e com a designação de dois participantes escolhidos de maneira aleatória.
Redação
A redação será aplicada na primeira etapa do Enem, que acontece neste domingo. Os estudantes também deverão responder as questões das áreas de conhecimento de linguagens, e ciências humanas.
Ontem, o presidente Lula divulgou um vídeo desejando boa sorte aos participantes. Ele lembrou que é importante manter a tranquilidade antes da prova, e destacou o Enem como forma de mudar a vida.
Para fazer a prova, é preciso levar documento original com foto e caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente. O INEP recomenda, mas não obriga, que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição. Mas atenção aos horários: os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham à uma da tarde. Quem chegar atrasado, fica de fora.