Na próxima segunda-feira (13), os novos alunos da UFGD aprovados no Vestibular 2025 começam a realizar suas matrículas. A lista com os convocados em primeira chamada foi publicada no Portal da UFGD na sexta-feira (10) e pode ser acessada aqui.
A classificação final dos candidatos foi divulgada pela universidade no dia 9 de janeiro, com as notas dos aprovados ordenadas de forma decrescente, tanto para a primeira quanto para a segunda opção de curso. Para cada curso, há duas listas de classificação, com a primeira chamada destinada aos alunos classificados nos primeiros lugares da primeira opção de curso, respeitando o número de vagas disponíveis por sistema de ingresso.
Os candidatos aprovados devem conferir as vagas disponíveis para ampla concorrência e para cada sistema de cotas, informações que estão na tabela das páginas 5 e 6 do edital de abertura do Vestibular.
Segunda chamada e convocação para a segunda opção de curso
Caso ainda haja vagas após a primeira chamada, uma segunda convocação será realizada no dia 27 de janeiro. Nesta etapa, a prioridade será para os melhores colocados na lista da primeira opção de curso. Somente após a completa utilização da lista da primeira opção, serão convocados os classificados na segunda opção de curso.
Documentação necessária
Todos os aprovados convocados para matrícula deverão enviar, por e-mail (no formato PDF), uma série de documentos para a Secretaria Acadêmica do curso no qual foram aprovados. O endereço de e-mail de cada curso está disponível no edital de convocação. Os documentos obrigatórios incluem:
- Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- RG e CPF;
- Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino e com mais de 18 anos);
- Título Eleitoral e Certidão de Quitação Eleitoral (para candidatos com 18 anos ou mais);
- Fotografia 5×7 cm recente e frontal.
Comprovação do direito à reserva de vagas
Para os candidatos que concorreram às vagas por meio de cotas, é necessário comprovar o direito à reserva de vaga no momento da matrícula. Isso inclui documentos que comprovem a condição de pessoa com deficiência, a autodeclaração para pessoas negras, indígenas e quilombolas, entre outros requisitos específicos detalhados no Edital de Divulgação PROGRAD nº 29.
Os candidatos negros passarão por um procedimento de heteroidentificação pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD, enquanto os indígenas precisarão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de liderança indígena. Pessoas com deficiência devem enviar laudos médicos, e candidatos que declararam baixa renda devem comprovar sua situação econômica por meio do Cadastro Único (CadÚnico) ou outros documentos conforme previsto no edital.
Matrícula simplificada em alguns cursos
Nos cursos em que o número de candidatos aprovados for menor que o número de vagas ofertadas, como em Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, e outros, os candidatos às vagas reservadas não precisarão comprovar os critérios da modalidade de concorrência inscrita. A matrícula simplificada também se aplica a cursos de ensino à distância em determinados polos, como em Ciências Biológicas e Educação Física.
Com esses procedimentos, a UFGD dá início ao processo de matrícula para os aprovados no Vestibular 2025, com o objetivo de garantir uma entrada organizada e transparente dos novos alunos na universidade.