A temperatura já começou a cair em várias cidades de Mato Grosso do Sul e a previsão é que neste sábado (04) os termômetros registrem de 3 a 5ºC a menos do que o normal para essa época do ano, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso de mudança brusca na temperatura abrange todo o estado, com validade da zero hora até às 23h59 de sábado, com leve risco à saúde humana. O alerta está classificado na cor amarela, de Perigo Potencial.
Já na tarde desta sexta-feira, em Campo Grande, a temperatura caiu 8ºC em seis horas, com máxima de 32,8ºC registrado às 10h e chegando aos 24,5ºC às 17h.
Conforme a explicação da meteorologia, o ciclone extratropical que se forma nos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai nesta sexta-feira vai impulsionar uma forte massa de ar frio da Argentina para o Brasil com temperatura baixa para esta época do ano e vento frio com sensação térmica muito abaixo do que é comum para o mês de novembro.
Uma vez que o ar frio é impulsionado por ciclone na costa em latitudes médias, esta é uma incursão de ar frio de trajetória continental, pelo interior do continente, como se dá nas massas de ar polar de inverno. Normalmente, em novembro, as massas de ar frio tendem a apresentar trajetória marítima. Esta massa de ar frio é de forte intensidade para os padrões da época do ano.