29.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de setembro, 2024
spot_img

Inmet emite alerta amarelo, avisos de baixa umidade e onda de calor para MS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê baixa umidade para quase todo Mato Grosso do Sul, combinada às altas temperaturas, causadas pela onda de calor que têm previsão de início neste domingo (22). Para este início de semana, um alerta meteorológico do Inmet aponta uma nova onda de calor, de “perigo potencial”, que fará a temperatura aumentar em até 5ºC acima da média histórica pelos próximos dias.

A baixa umidade relativa do ar ocorre quando a quantidade de vapor de água presente na atmosfera é relativamente baixa em relação à sua capacidade máxima de retenção, que varia conforme a temperatura.

Neste domingo, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, segundo o alerta emitido pelo Inmet que recai para as cidades de Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia e Terenos.

Inmet emite alerta amarelo, avisos de baixa umidade e onda de calor para MS

Com índices variando entre 20% e 12%, o Inmet indica as regiões leste e centro-norte de MS. Estão listados no alerta, os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Três Lagoas.

Inmet emite alerta amarelo, avisos de baixa umidade e onda de calor para MS

Em ambos avisos, a umidade do ar segue reduzida nos períodos vespertino e noturno. As recomendações para população são as seguintes:

  • Beba bastante líquido
  • Atividades físicas não são recomendadas
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Onda de calor

O Inmet informa que tem início da onda de calor a partir do meio-dia de hoje, quando as temperaturas começam a elevar. O aumento da temperatura, acima da média, deve seguir até o final de terça-feira (24). O comunicado abrange todos os 79 municípios do Estado.

Inmet emite alerta amarelo, avisos de baixa umidade e onda de calor para MS

De acordo com os protocolos internacionais, este aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período, explica Inmet. “Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si”, frisou nota do Instituto.

Fale com a Redação