A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), destinado a pessoas com 60 anos ou mais. O programa oferece mais de 2,6 mil vagas em 69 ações e 16 disciplinas isoladas de graduação, com atividades nas áreas de ensino, ciência, cultura, saúde, artes, conhecimentos gerais, esporte e lazer. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis nas cidades universitárias e câmpus da UFMS, com início das atividades marcado para o dia 17 de março.
Criado em 2011, o Unapi visa proporcionar a inclusão, o acolhimento, a convivência e a permanência das pessoas idosas no ambiente universitário, estimulando a autonomia, independência e interação social. “As ações da Unapi favorecem a intergeracionalidade, o compartilhamento de experiências e saberes, além da estimulação física e cognitiva, contribuindo para o bem-estar das pessoas idosas”, afirma Camila Polisel, coordenadora do programa.
Para 2025, o programa traz novidades, como a oferta de atividades em dois novos municípios e o aumento de 25% no número de ações. A expansão inclui os polos de Corumbá e Naviraí, e a meta é que todos os câmpus da UFMS tenham um polo da Unapi. “Estamos trabalhando para ampliar o programa e beneficiar mais pessoas, promovendo a inclusão e a participação dos idosos no ambiente acadêmico, além de proporcionar novas oportunidades de desenvolvimento e integração social”, destaca a coordenadora.
As atividades oferecidas este ano incluem temas como fitoterapia, escrita criativa, informática, línguas estrangeiras (inglês, italiano, espanhol e Libras), oficinas de memória, danças (de salão e do ventre), yoga, teatro, alfabetização, jogos recreacionais, coral, capoterapia, entre outras. Os interessados poderão participar de até quatro ações de extensão, cultura e esporte e duas disciplinas de graduação.
As inscrições para os antigos participantes ocorrerão de 24 a 28 de fevereiro, e para os novos interessados, nos dias 6 e 7 de março. As vagas serão preenchidas por ordem de manifestação de interesse, e, caso necessário, os interessados poderão ser incluídos em lista de espera.
A participante do programa, Terezinha Ferreira, ressalta a importância da troca de experiências com outros idosos e com estudantes da UFMS. “Com toda a certeza estarei inscrita. Espero que possamos avançar na formação de um Conselho Consultivo dos Idosos para nos envolver mais nas decisões e deliberações”, afirma.
O resultado final será divulgado no dia 10 de março nas páginas da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Unapi. Para mais informações sobre os endereços e horários de inscrição, consulte o edital disponível no site da UFMS.