Estão abertas as inscrições, até o dia 28 de abril, para a 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), uma iniciativa do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Principal iniciativa de reconhecimento e estímulo à prática de inovação no país, o PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação. As inscrições devem ser feitas em www.premiodeinovacao.com.br.
De acordo com a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o objetivo da premiação é reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas, ecossistemas e pesquisadores que atuam no Brasil. “O PNI busca contribuir no processo de aprendizado e possibilitar troca de experiências, auxiliando na identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhorias em inovação e gestão da inovação”, destaca Gianna.
Para o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o prêmio é uma oportunidade de dar protagonismo aos pequenos negócios que investem em inovação. “Será um momento de celebração e de aprendizado em que os participantes poderão se inspirar e compartilhar suas próprias iniciativas para alinhar o negócio com as atuais demandas de inovação do mercado.”
O PNI é mais uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, que contribui para a construção de um ecossistema de inovação sólido, em prol do aumento da produtividade e da competitividade da economia nacional, e do bem-estar dos brasileiros. Desde 2011, foram realizadas sete edições do prêmio que, somadas, tiveram 13.555 inscritos, reunindo instituições de todos os setores, portes e advindas de todo o país.
Os vencedores do prêmio vão ser contemplados com uma imersão em ecossistema de inovação organizada pela CNI e com uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Categorias
A novidade desta edição do prêmio é a categoria denominada “pesquisador inovador”, voltada a reconhecer o trabalho de pesquisa realizado por cientistas. De acordo com o regulamento, é preciso que a inscrição seja feita por uma empresa, e não pelo próprio pesquisador.
O público-alvo do PNI são pequenos negócios de todos os setores (comércio, indústria e serviço) e empresas industriais de todos os portes (pequenas, médias e grandes empresas), ecossistemas de inovação e pesquisadores inovadores. As categorias do prêmio são: Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação em Processo; Inovação para Sustentabilidade; e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho. Para cada categoria e para o destaque existem três modalidades de reconhecimentos: pequenos negócios, médias empresas e grandes empresas e para os ecossistemas de inovação, são: pequeno porte, médio porte e grande porte.
Transformação para empresários
Vencedores de edições anteriores do PNI relataram a projeção que ganharam desde a conquista do prêmio. É o caso da fundadora da Oficina do Sorvete, Maria Cristina Ventura Muggiati. Criada em Foz do Iguaçu há 30 anos, a Oficina do Sorvete desenvolveu uma linha de sorvetes com frutas nativas, algumas já em processo de extinção, do Parque Nacional do Iguaçu.
“Depois que vencemos o Prêmio, com a divulgação, portas e oportunidades de negócios também se abriram à empresa – e a ampliação do nosso network levou a parcerias estratégicas aos nossos objetivos de médio e longo prazos”, diz a empresária.
O coordenador de Inteligência de Negócios da Nanovetores, Guilherme da Rosa, ressalta o quanto o PNI contribuiu para a empresa fundada em 2008, em Santa Catarina. A companhia venceu por priorizar processos limpos e sustentáveis na produção de ingredientes ativos nano e microencapsulados para a indústria cosmética, farmacêutica e têxtil.
“A chancela da CNI serve como um reconhecimento ao nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, incentivando-nos a continuar aperfeiçoando nossos produtos e serviços de forma cada vez mais sustentável”, detalha. “Além disso, o Prêmio nos proporcionou a oportunidade de estabelecer um networking valioso com outras empresas premiadas na 7ª edição, muitas das quais são nossos clientes e fornecedores – o que nos permitiu, por sua vez, estreitar laços com nossos parceiros, trocar experiências e aprender com as boas práticas que estão sendo adotadas por outras empresas líderes em seus setores”, acrescenta.
Serviço:
Para saber mais, acesse a página do Prêmio: www.premiodeinovacao.com.br/.