Os valores descontados em abril ficaram retidos e serão devolvidos na folha de pagamento de maio
O Ministério da Previdência Social alertou aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre um novo golpe que tem circulado por e-mail, aplicativos de mensagem e outros meios.
Golpistas estão enviando links com a promessa de “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”, induzindo os beneficiários a fornecer informações pessoais.
O Ministério adverte para que não clique em links enviados por essas mensagens, pois se trata de uma tentativa de fraude.
Os valores descontados no mês de abril, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), serão retidos e devolvidos na folha de pagamento de maio, que ocorre entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O ressarcimento se refere a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários e que foram descontadas antes de abril deste ano.
Para as mensalidades descontadas antes de abril, um grupo da Advocacia Geral da União (AGU) está avaliando a melhor forma de devolver os valores aos beneficiários.
O Ministério da Previdência também informou que recebeu denúncias de segurados sendo abordados por golpistas, que oferecem a “agilização do recebimento dos atrasados descontados pelo INSS”. O alerta é claro: essa oferta é uma tentativa de golpe. O Ministério reforça que qualquer comunicado oficial sobre o assunto será feito diretamente aos beneficiários, sem a necessidade de intermediários ou links suspeitos.
A recomendação é que os aposentados e pensionistas fiquem atentos e evitem qualquer contato com propostas que envolvam dinheiro ou informações pessoais, especialmente quando recebidas de forma não solicitada.