Os depósitos vão ser feitos até o dia 6 de dezembro e incluem o décimo terceiro de segurados que obtiveram seus benefícios a partir de junho deste ano
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar, nesta segunda-feira (25), a folha de novembro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Os depósitos seguem até o dia 6 de dezembro e incluem, em parcela única, o 13º salário para segurados aposentados a partir de junho de 2024.
Calendário de pagamentos
Os primeiros a receber são os beneficiários que ganham até um salário mínimo, fixado em R$ 1.412,00 para 2024. Quem recebe acima desse valor começará a ter os pagamentos creditados a partir de 2 de dezembro.
Beneficiários do Rio Grande do Sul continuam recebendo os pagamentos no primeiro dia do calendário, devido ao estado de calamidade pública causado pelas enchentes de maio.
Para quem ganha acima do salário mínimo, os pagamentos seguem conforme o final do número do benefício:
- 2 de dezembro: finais 1 e 6;
- 3 de dezembro: finais 2 e 7;
- 4 de dezembro: finais 3 e 8;
- 5 de dezembro: finais 4 e 9;
- 6 de dezembro: finais 5 e 0.
Em caso de feriado, o pagamento ocorre no próximo dia útil. O prazo para saque é de até 60 dias após o crédito.
13º salário
O abono anual será pago a beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade que começaram a receber o benefício a partir de junho.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia não dão direito ao 13º salário.
Segurados que passaram a receber o benefício após o pagamento da segunda parcela do 13º terão o valor proporcional incluído no benefício de novembro, somando mais de 2 milhões de pessoas.
Consulta de valores
Os segurados podem consultar os valores a receber pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Alerta contra boatos
O INSS desmentiu rumores de um suposto pagamento de “14º salário” ou “folha extra do 13º salário”. Essas informações são falsas.
A folha de pagamentos do INSS abrange mensalmente cerca de 40 milhões de beneficiários, sendo mais de 28 milhões que recebem até um salário mínimo.