A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande apresentou uma leve queda neste mês de fevereiro, atingindo 104,5 pontos, contra os 104,9 registrados em janeiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (21) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Dos sete indicadores que compõem o ICF, quatro apresentaram variação negativa no mês, com destaque para o “momento para duráveis”, que registrou uma queda de 3,3%. Segundo a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé, essa retração já era esperada, já que o início do ano é marcado por compromissos financeiros que impactam o consumo. “São dois meses onde há obrigações para boa parte das famílias, como impostos e despesas com educação, além de ainda estarem recuperando gastos de fim de ano, como viagens. É um momento em que todos têm mais cautela”, explica.
Por outro lado, alguns indicadores mantiveram-se positivos, como o nível de segurança no emprego, com 41,9% dos entrevistados relatando sentir-se mais seguros em relação ao ano passado. Além disso, 53,3% dos entrevistados demonstraram perspectivas profissionais mais otimistas em comparação a fevereiro de 2024.
A pesquisa do ICF é realizada nos últimos dez dias do mês anterior ao da divulgação, sendo que os dados referentes a fevereiro foram coletados ao longo dos últimos dez dias de janeiro. O indicador é considerado uma ferramenta importante para a formulação de políticas econômicas, análises do setor produtivo, consultorias e instituições financeiras, pois reflete a percepção dos consumidores sobre o mercado e suas perspectivas de consumo.