O Campeonato Sul-Mato-Grossense chega à grande decisão com um confronto que pode mudar o equilíbrio entre títulos da capital e do interior. No próximo domingo (6), Ivinhema e Operário entram em campo para definir quem erguerá a taça da edição 2025.
Atualmente, os clubes de Campo Grande dominam o histórico da competição, com 28 títulos conquistados em 46 edições, enquanto as equipes do interior somam 18 troféus. O Operário, maior vencedor da competição, tem 13 conquistas e busca o bicampeonato consecutivo. O Ivinhema, por outro lado, tenta repetir o feito de 2008, quando levantou seu único título estadual.
Quem você acredita que levará o troféu? Participe da enquete abaixo:

Vantagem do Operário
No jogo de ida, disputado em Ivinhema, o Operário venceu por 1 a 0, garantindo a vantagem do empate para a decisão. Para ficar com a taça, o Azulão do Vale precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Se vencer por um gol, a decisão irá para os pênaltis.
O atual campeão estadual também foi comandado por Leocir Dall’Astra na conquista de 2024, quando superou o Dourados na final. Já no Ivinhema, o técnico Douglas Ricardo sonha em repetir a história de 2008, quando liderou a equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Misto, no Estádio Madrugadão, em Três Lagoas.
Equilíbrio recente
Nos últimos cinco anos, o Campeonato Sul-Mato-Grossense teve um equilíbrio entre os times da capital e do interior. O Costa Rica venceu em 2023 e 2021, enquanto o Águia Negra foi campeão em 2020. O Operário levantou a taça em 2024 e 2022.
O Águia Negra, aliás, é o clube do interior com mais títulos estaduais, somando quatro taças. A melhor sequência dos clubes de fora da capital aconteceu entre 2006 e 2009, quando quatro times diferentes foram campeões:
- 2006 – Coxim
- 2007 – Águia Negra
- 2008 – Ivinhema
- 2009 – Naviraiense
No total, dez clubes do interior já conquistaram o Campeonato Sul-Mato-Grossense, com destaque para Dourados e Rio Brilhantes, que acumulam quatro títulos cada.
A história da capital
Dentro de Campo Grande, o Operário e o Comercial travam a maior rivalidade do Estado, protagonizando o tradicional “Comerário”. Juntos, somam 22 títulos estaduais – sendo 13 do Galo e nove do Colorado. Outro destaque da capital foi o CENE, que não disputa mais a competição, mas que conquistou seis títulos em sua história.