Comprar um pneu novo é sinônimo de segurança e tranquilidade na hora de pegar a estrada. Mas, ao observar o produto de perto, muitos motoristas notam um detalhe curioso: pequenos filamentos de borracha espalhados pela banda de rodagem. O que seriam esses “cabelinhos” que parecem sobras do processo industrial?
A reportagem do EnfoqueMS foi atrás da resposta e conversou com especialistas da Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo. Segundo a empresa, esses filamentos nada mais são do que resíduos normais do processo de fabricação.
De acordo com Roberto Ayala, gerente sênior de Engenharia de Vendas da Bridgestone, os “cabelinhos” surgem durante a etapa de vulcanização — processo no qual o pneu ganha forma e resistência, ao ser moldado sob alta temperatura e pressão.
“Para que a borracha preencha completamente o molde e o ar seja expulso, são criados pequenos canais de ventilação. É por esses canais que o excesso de material escapa, formando os filamentos”, explica Ayala.
Apesar da aparência inusitada, o especialista reforça que esses resíduos visuais não têm nenhuma função técnica e não comprometem o desempenho, a durabilidade ou a segurança do pneu. “Eles tendem a desaparecer naturalmente com o uso regular”, completa.
A quantidade e a localização dos filamentos podem variar de acordo com o modelo e o desenho do molde, mas sua presença é absolutamente normal e não deve ser motivo de preocupação para os consumidores.
Quando um pneu deve ser substituído?
A substituição de pneus desgastados ou danificados é uma questão de segurança e deve ser tratada com seriedade pelos motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o item deve ser substituído quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem atingir 1,6 mm. Essa medida vale para todos os sulcos do pneu, e não apenas para um ou alguns deles.
Caso o pneu apresente bolhas ou deformações, é recomendável que seja substituído imediatamente, independentemente da profundidade dos sulcos. Esses problemas podem comprometer a estrutura do pneu e afetar negativamente a dirigibilidade do veículo, colocando em risco a segurança do motorista e dos passageiros.
Não há uma validade definida para pneus, mas é recomendável que sejam substituídos a cada 5 anos, mesmo que não tenham sido muito utilizados. Isso porque o processo de envelhecimento dos pneus é influenciado por fatores como temperatura, umidade e exposição à luz solar, e mesmo sem utilização podem sofrer danos internos que afetam a vida útil.