25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 27 de janeiro, 2025
spot_img

Janeiro Branco: MPMS elenca ferramentas para inserir o cuidado com a saúde mental na rotina

A campanha Janeiro Branco, que ocorre anualmente, sensibiliza a sociedade sobre a importância da saúde mental. As discussões sobre o tema tornam-se frequentes ao longo deste mês, mas, para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, mais do que uma campanha, o olhar para a saúde mental deve ser algo permanente e duradouro ao longo do ano. A campanha é apenas um ponto de partida, um convite para que todos reflitam sobre o que pode ser feito, hoje e sempre, pela saúde mental.

As Comissões de Prevenção a Situações de Riscos à Saúde Mental e de Qualidade de Vida no Trabalho do MPMS contribuem neste sentido, elencando algumas ferramentas para que todos os indivíduos possam ter um olhar mais atento para a importância da saúde mental, e colocá-las em prática, seja em casa, no trabalho, ou nas relações interpessoais. 

Ajuda Profissional

Não hesite em procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, se estiver enfrentando dificuldades emocionais. Este é um ato de coragem e responsabilidade.

Alimentação balanceada

Uma dieta equilibrada e nutritiva promove a saúde do corpo e da mente, prevenindo oscilações de humor e estresse excessivo.

Conexão com a natureza

Estar em contato com o meio ambiente acalma a mente e promove uma sensação de bem-estar. A natureza nos lembra da importância da simplicidade e da harmonia.

Converse com alguém

Converse, busque se abrir com pessoas em quem você confia. Quanto mais entendemos as nossas dificuldades e conseguimos compartilhá-las, mais leve fica a vida. Também existem alguns serviços especializados com os quais é possível recorrer, de forma confidencial e gratuita.

CVV – ligando no 188

GAV – 0800 750 5554

Gentileza e Tolerância

A prática de atitudes positivas e conscientes promove a harmonia e favorece a saúde mental coletiva.

Prática de atividades físicas

Movimentar-se regularmente ajuda a aliviar o estresse, fortalecer o corpo e melhorar o humor. O corpo em movimento impulsiona a mente a se manter equilibrada e ativa.

Reduza o tempo conectado

A falta de controle com relação ao uso do celular – e, com isso, das redes sociais – pode interferir negativamente nos relacionamentos, provocar ansiedade, irritabilidade e sobrecarga mental, segundo estudos que vêm sendo realizados para identificar as consequências desse hábito contemporâneo. Todos temos direito à desconexão.

Relações Respeitosas

Incentivar a conexão humana e o respeito em todos os tipos de relações, seja em casa, no ambiente de trabalho e nos locais que frequentamos, como supermercados e restaurantes, fortalece os laços sociais e preserva a saúde mental. Gentileza gera gentileza.

Sono de qualidade

Dormir bem é essencial para o equilíbrio emocional e mental. O sono reparador é a base de uma mente que funciona de forma saudável.

Tempo de lazer

Escolha algo que te faça bem e, ainda que em meio a extensa rotina de afazeres do dia a dia, reserve um tempo para si. Ouvir uma música que te deixe alegre, conversar com alguém que goste sobre amenidades, caminhar, trabalhos manuais, um banho demorado. Vale tudo que não seja uma obrigação, mas, um agrado a si mesmo.

Direito à saúde mental

Apoiar a ampliação de políticas públicas que promovam a saúde mental é essencial para uma sociedade mais saudável. O MPMS atua permanentemente para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial no Estado, e uma das frentes tem como foco o fomento à ampliação de residências terapêuticas e instalação de novos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

Os CAPS, enquanto unidades de porta aberta, oferecem atendimento humanizado e integrado às pessoas em sofrimento mental grave ou em situação de crise. A ampliação dessas unidades é resultado de uma sensibilização social que conecta as necessidades da população às ações do poder público.

Janeiro Branco – Ao longo do mês de janeiro, o MPMS estará ativamente engajado nas ações voltadas para a saúde mental, compartilhando, por meio dos canais de comunicação com a sociedade uma série de conteúdos informativos sobre a promoção do bem-estar emocional.

Além dos cidadãos, a campanha também terá ações voltadas ao bem-estar das pessoas que atuam na instituição e à prevenção de doenças decorrentes do estresse.

Fale com a Redação