19/01/2015 14h30
Janeiro pode ser o mais seco dos últimos 35 anos em Dourados
Dourados News
Janeiro pode ser o mais seco em 35 anos na cidade de Dourados, é o que mostra o Sistema de Monitoramento Agroclimático, ferramenta que informa dados sobre o clima, da Embrapa Agropecuária Oeste. Conforme o levantamento, até o momento foram registrados nesses 19 dias do ano, 14.4 mm de chuvas na cidade, contabilizando menos de 10% da média histórica, que é de 160,8 milímetros.
A época com o menor volume de chuvas foi 1992, com 37.4 milímetros. A estação começou a acompanhar o nível mensal no ano de 1980, com dados específicos e exatos.
“Janeiro pode sim ser um dos mais secos dos últimos 35 anos, mas ainda não é possível afirmar, pois podem ocorrer chuvas significativas nós próximos 11 dias deste mês” fala o pesquisador na área de agrometeorologia, Carlos Ricardo Fietz.
Para ele um fator que possa explicar isso é o sistema de alta pressão, que dificulta assim a formação de chuvas, fazendo com que as temperaturas fiquem mais altas e o clima abafado. Em 2014 o volume neste período foi de 248.8 mm.
“Esse sistema de alta pressão que se instalou, também faz com que a formação de nuvens na região traga chuvas localizadas, exemplo em cidades vizinhas a Dourados, onde elas são frequentes e não tão rápidas como aqui”, explica Fietz.
PREVISÃO
Apesar da possibilidade do mês mais seco desde a década de 1980, para os próximos dias, a previsão é chuvas.
Segundo o site Clima Tempo, especializado em previsão do tempo, são aguardados para a semana, 52 mm de chuvas distribuídas durante os dias desta semana, com probabilidade de 60 a 90% de ocorrerem.
Já na última semana do mês a probabilidade fica na casa dos 80% de chance com 40 mm de chuvas.