08/07/2015 14h00
Jornalista douradense lança livro nesta sexta-feira
Em Dourados, a 233 km de Campo Grande a jornalista Eduarda Fernandes da Rosa lança na próxima sexta-feira (10), às 19h30, o livro “Família Fernandes: Uma história de gerações”. O evento acontece na sede da Academia Douradense de Letras, localizada no Parques dos Ipês, em Dourados.
De acordo com a autora, o livro conta a história de uma família douradense, “uma família que não teve seu nome destacado em ruas, mas participou e viveu a história de Dourados. Esta é a história contada sob a perspectiva de uma pessoa que morou na zona rural, de heróis do campo, que venceram a pobreza”, comenta.
O livro começou a ser escrito há vários anos, “escutando as histórias de minha avó, Carminda Fernandes, quando tinha uns dez anos de idade achei interessante registrar o que ela contava, pois acabaria esquecendo, depois de um tempo já tinha bastante material, então decidi que iria fazer um livro, mas o tempo foi passando e só agora tive condições de publicá-lo”, disse Eduarda.
Parte da obra traz lembranças de Carminda, do tempo de sua mãe e avó. São mais de 100 anos de história, de sete gerações, que vieram para o Brasil, percorreram o país, chegaram ao Mato Grosso do Sul e escolheram a cidade de Dourados como lar.
O livro também traz curiosidades sobre a origem do sobrenome Fernandes, da Colônia Agrícola Nacional de Dourados e um pouco da história de Dourados, além de receitas de família.
Para o jornalista e professor universitário André Mazini, o livro representa uma importante mudança na forma como os douradenses encaram a história local. “Em Dourados e em Mato Grosso do Sul de uma forma geral, os personagens que ganham destaque são normalmente ligados à política, ou pessoas ‘poderosas’ financeiramente, por isso acho fundamental livros como o da Eduarda Rosa que mudam o foco e contam nossa história a partir do ponto de vista de personagens simples, que vivem intensamente cada um dos momentos que fizeram essa cidade ser o que é hoje”, diz e complementa, “aprecio mais o relato espontâneo de Dona Carminda do que com o discurso de muitos figurões que aprendemos na escola”.
Sobre a autora
Eduarda Fernandes da Rosa, natural de Dourados – MS, nascida no dia 30 de março de 1991. Filha de Maria Aparecida Fernandes da Silva e JoséBronel da Rosa.
É jornalista. Graduada em Comunicação social com habilitação em Jornalismo, pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados); com pós-graduação em Marketing e Vendas, pela Universidade Anhanguera.
Já atuou na área de assessoria de imprensa no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Dourados; como repórter no Jornal Dourados News e atualmente é jornalista na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).