27.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de janeiro, 2025
spot_img

Leilão de terminal portuário de Porto Murtinho começa nesta segunda-feira

Edital exige o envio de “proposta inicial” até o dia 24 (sexta) como condição de participação com emissão de lances

O leilão eletrônico do Terminal Portuário de Porto Murtinho teve início na manhã desta segunda-feira (20), às 9h (horário de MS), e seguirá até o próximo dia 27 de janeiro, também às 9h. O complexo, localizado na área central de Porto Murtinho, às margens do Rio Paraguai, possui 47.368,81 m² e inclui estruturas e equipamentos logísticos.

O processo é conduzido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD/MS), após o término da concessão anterior com uma empresa privada.

Como participar do leilão

Os interessados em participar precisam enviar uma “proposta inicial” (Anexo VI do edital) para o e-mail [email protected] até 72 horas antes do encerramento da sessão pública, ou seja, até 24 de janeiro (sexta-feira). Após essa etapa, os candidatos deverão se credenciar na plataforma www.reginaaudeleiloes.com.br, onde o leilão será realizado.

Aqueles que não participaram da vistoria oficial ao terminal, realizada entre os dias 15 e 17 de janeiro, deverão preencher uma “declaração de dispensa de vistoria do imóvel” para participar do processo. Além disso, é necessário assinar a “Declaração de inexistência de condenação por exploração de trabalho infantil, trabalho escravo ou contratação irregular de adolescentes”, além de outros documentos especificados no edital, disponível no site da leiloeira: Link para edital.

O lance inicial para o lote único é de R$ 16.665.000, com incrementos mínimos de R$ 50.000 entre os lances.

Estrutura do terminal

O arrematante do terminal assumirá uma área de quase cinco hectares com equipamentos e estruturas completas para operações logísticas, incluindo:

  • Galpão industrial misto (3.783 m²);
  • Balança rodoviária;
  • Tulha, guarita e via de acesso;
  • Compressores, centro administrativo e plataforma de descarga;
  • Elevador industrial, correias transportadoras, moega e sistema de aeração;
  • Rodoanel asfaltado, que permite o tráfego de cargas sem passagem pela área urbana.

Potencial da região com a Rota Bioceânica

Porto Murtinho tem ganhado destaque com o desenvolvimento da Rota Bioceânica, que conecta o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, permitindo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A cidade, com menos de 20 mil habitantes, experimenta um boom imobiliário, impulsionado pelo início da construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que terá 1.294 metros de extensão e ligará Porto Murtinho (BR) a Carmelo Peralta (PY).

O Terminal Portuário, posicionado estrategicamente na Hidrovia Paraguai-Paraná, é visto como um ativo essencial para operações multimodais, reduzindo custos logísticos e tempos de transporte. A infraestrutura permite que produtos como soja, milho, carne, etanol, algodão e celulose sejam exportados para mercados da Ásia, Oceania e América do Norte, reduzindo até 17 dias no tempo de entrega.

Informações adicionais

Mais detalhes sobre o credenciamento e o processo podem ser obtidos com a equipe leiloeira pelos telefones (67) 3363-5417 e (67) 98124-8953, ou pelo e-mail [email protected].

Fale com a Redação