A Prefeitura de Dourados publicou no Diário Oficial da sexta-feira (17) dois avisos de suspensão de processos licitatórios. O primeiro é para a implantação da Via Parque do Córrego Paragem e o outro para execução de serviços de gestão municipal por meio da atualização do inventário urbano oficial.
A paralisação no andamento da contratação das empresas foi assinada no dia 15 deste mês. Importante destacar que ambas licitações seriam executadas com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) contratado pela gestão do ex-prefeito Alan Guedes (PP).
No caso da contratação de empresa para a obra de implantação da Via Parque do Córrego Paragem, o edital foi aberto em 17 de dezembro de 2024 e previa a abertura dos envelopes com as propostas no dia 25 de fevereiro. A contratada devera fazer serviços de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização viária, calçamento e acessibilidade.
Será construída uma avenida dupla que irá ligar a rua Palmeiras à rua Jabuticabeiras, margeando o córrego Paragem. O processo licitatório é internacional e podem concorrer empresas dos países atendidos pelo Fonplata. O projeto faz parte do programa Desenvolve Dourados, lançado em 2022 com investimento total de US$ 40 milhões e US$ 10 milhões de contrapartida da Prefeitura.
Na época do lançamento, foi dito que a Via Parque do Córrego Paragem seria uma obra estratégica para Dourados, com foco na melhoria da infraestrutura urbana, acessibilidade e mobilidade, além de proporcionar maior segurança viária. Outros dois projetos já foram licitados, incluindo obras nas áreas do córrego Água Boa e da Avenida Liberdade.