11/02/2015 16h30
Livro conta a história de vida de 11 idosos em Dourados
Dourados News
Foi lançado na manhã desta quarta-feira (11) em Dourados, o livro “Memórias e Poesias da Terceira Idade”, com relatos de 11 idosos sobre os fatos marcantes da vida de cada um deles. O intuito do livro é deixar registrado a história do grupo, auxiliar na autoestima, e para que as pessoas reflitam em como tratar os idosos nos dias atuais. O lançamento foi realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Água Boa.
“O livro é um registro da história desses idosos, e mostrar um pouco da vida deles, as experiências e também opinião sobre diversos assuntos”, diz a assistente social Cristina Maria Brumatti Bertotto.
O livro começou a ser escrito em 2012, quando as assistentes sociais Andreia Cristina Bitencourt da Silva e Cristina eram estagiária no Cras e realizavam o projeto de conclusão de curso na universidade.
“Quando iniciamos o estágio, a coordenadora do Cras na época, Maria Cristina Nascimento Farias Alves, falou do projeto de escrever um livro com as poesias dos idosos que frequentam o local. Então levamos a principio o projeto para alguns professores e organizamos ele em formato de relatos”, explicou a assistente social Andreia.
Durante um ano, as estudantes colheram as informações com os 11 idosos, com idade de 60 a 90 anos. Segundo elas, ao passarem as informações, eles puderam exercitar a memória que continua ativa por conta da idade. Hoje, a correria diária e os avanços na tecnologia, fizeram com que os idosos na maioria das vezes não sejam ouvidos, não recebem atenção da própria família.
“É emocionante deixar registrado nossa história, que vai ficar para nossos netos contando muito de nossas vidas, alegrias e tristezas”, disse Alaide Jesus Mazutti,61, uma das personagens do livro.
á para José dos Santos, 61, é importante contar todas as experiências vividas ao longo do tempo. “Fazemos parte da história da sociedade e da cultura, contando as nossas emoções e experiências vividas neste relato”, contou durante o discurso.
A professora que orientou as estudantes, Joana Prado Medeiros, contou da importância do livro e que as alunas que realizaram todo o processo de captação das informações, assim como o cuidado em pedir a autorização dos mesmos para que os relatos fossem publicados.
“Elas que colheram as informações, assim como no cuidado de contextualizar a importância de vida desses imigrantes que ajudaram a construir a história de Dourados. Eu fiquei muito feliz ao ver a emoção deles com o lançamento do livro, eles sentem a necessidade de dizer que estão vivos e ainda produzem”, enfatiza a professora.
A distribuição do livro é gratuita e disponíveis em todos os Cras da cidade, bibliotecas de escolas públicas e particulares e também das universidades. Exemplares também podem ser encontrados na Secretária de Assistência Social do Município, na rua João Rosa Góes, 395.