A cidade de Bonito vai sediar, entre os dias 29 e 31 de maio, o Fórum Internacional de Sustentabilidade, como diálogo preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP30, no Brasil.
O anúncio foi feito pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, e pelo governador do Estado, Eduardo Riedel, durante o Brazil Economic Forum Zurich 2025, que reúne lideranças e investidores em Zurique, na Suíça, nesta quinta-feira (23/01).
O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os setores público e privado sobre assuntos relevantes da agenda climática que serão contemplados na conferência da ONU, marcada para ocorrer em novembro em Belém (PA).
Entre os assuntos do Fórum Internacional de Sustentabilidade, estarão a transição energética e as alternativas de financiamento para projetos relacionados a economia verde.
O tema da sustentabilidade pautou as discussões no evento em Zurique. Falando a investidores e lideranças brasileiras e estrangeiras, o governador Eduardo Riedel apresentou um painel sobre o protagonismo de Mato Grosso do Sul na transição energética.
O chefe do executivo destacou as estratégias que promoveram progresso econômico e redução das emissões de carbono, fatores que colocam o Estado em posição de vanguarda no país.
O presidente da Fiems, Sérigo Longen, falou das expectativas com a participação no fórum em Zurique e as novas perspectivas econômicas para Mato Grosso do Sul que podem surgir do encontro.
“Tenho a satisfação de estar neste ambiente, discutindo temas como a sustentabilidade e buscando apoio para as ações de estado e da indústria sul-mato-grossense. Esperamos sair daqui com resultados positivos. A indústria cresce a passos largos, e precisamos caminhar simultaneamente nas duas frentes. As pautas colocadas até agora nos mostram que Mato Grosso do Sul está no caminho certo nos investimentos e também nos compromissos de sustentabilidade”, afirmou o líder empresarial.
O fórum de sustentabilidade em Bonito contará com o apoio do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. Segundo o co-chairman da entidade, João Dória, o LIDE levará sua estrutura na área ambiental, com a liderança do empresário e ambientalista Roberto Klabin.