20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 4 de dezembro, 2024
spot_img

Lula confirma participação na inauguração da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo

Foi confirmada a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à cidade de Ribas do Rio Pardo, na quinta-feira (05), para participar da solenidade de inauguração da fábrica de celulose da Suzano. O evento acontecerá a partir das 09 horas.

A indústria começou a operar em julho deste ano, após três anos de construção que demandou um dos maiores investimentos privados já realizados no Brasil, no valor de R$ 22,2 bilhões. Denominado Projeto Cerrado, foi anunciado em maio de 2021.

A planta é considerada a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, com capacidade instalada de 2,55 milhões de toneladas anuais. Construído em um terreno de 3 km por 5 km, o complexo industrial ocupa uma área equivalente a 450 campos de futebol.

Foram utilizados 380 mil metros cúbicos de concreto. A sustentação das estruturas contou com 60 mil toneladas de vergalhões e estruturas metálicas, 13,5 mil peças pré-moldadas e aproximadamente 25 mil estacas.

Lula confirma participação na inauguração da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo
Foto: Divulgação

Com o início das operações, cerca de 3 mil pessoas, entre colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as), passaram a trabalhar nas atividades industrial, florestal e de logística da nova unidade.

A fábrica também impressiona pela dimensão de sua rede de tubulações, que pesa 15 mil toneladas e se estende por 4,6 milhões de metros, conectando os diversos prédios industriais.

Entre os destaques do projeto está o balão de vapor da caldeira de recuperação, a maior peça do empreendimento, com 312 toneladas, o equivalente ao peso de mais de 11 aeronaves Boeing 737-800.

Lula vem pela 3ª vez ao estado neste ano

Lula confirma participação na inauguração da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo
Presidente Lula no frigorifico JBS em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Ao longo dos últimos anos, Mato Grosso do Sul se tornou conhecido por abrigar uma maior popularidade favorável ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive, na última eleição presidencial, de 2022, Lula saiu derrotado das urnas locais.

Apesar disso, ou talvez até mesmo por conta desse cenário, o presidente Lula ampliou suas visitas ao estado. Neste ano de 2024, Ribas do Rio Pardo será a terceira cidade diferente que o líder petista visita.

Em abril, ele esteve em Campo Grande para marcar o início das exportações de carne para a China pela JBS, como parte da expansão das plantas frigoríficas brasileiras habilitadas para atender ao mercado asiático.

Em junho, sobrevoou o Pantanal com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e as ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio Ambiente), no auge dos incêndios florestais que afetaram o bioma.

Na ocasião, o presidente anunciou uma nova política de manejo integrado do fogo, que combina conhecimentos técnicos, científicos e tradicionais, permitindo o uso controlado do fogo em atividades agropecuárias.

Fale com a Redação