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quarta-feira, 18 de setembro, 2024
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Lula participa do lançamento do Cartão MEI nesta segunda-feira

Projeto visa facilitar operações comerciais e apoiar pequenos negócios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar nesta segunda-feira (16) do lançamento do Cartão MEI, projeto destinado a facilitar as operações comerciais e promover a sustentabilidade dos pequenos negócios. O novo cartão vai funcionar como um meio de pagamento exclusivo para microempreendedores. Entre as vantagens estão a anuidade zero, plataformas de engajamento e capacitação. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2022, o Brasil contava com 14,6 milhões de trabalhadores MEIs, uma alta de 11,4% em relação ao ano anterior, quando havia 13,1 milhões.

A cerimônia de lançamento está marcada para às 16h e contará também com a presença do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. Inicialmente, apenas o Banco do Brasil oferecerá o serviço, mas, em breve, outros bancos poderão aderir à iniciativa, que visa “fortalecer, reconhecer e apoiar os microempreendedores individuais”, conforme afirma o governo. O cartão será personalizado com a nova logomarca exclusiva do MEI e incluirá um QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor, disponível em gov.br/mei.

Cenário

Segundo a pesquisa do IBGE, mais da metade (51,5%) dos MEIs atuam na área de serviços, totalizando 7,5 milhões de microempreendedores. O comércio é o segundo setor mais representativo, com 4,1 milhões, ou 28,2% do total. Em terceiro lugar está a indústria, com 1,53 milhão ou 10,6% do total, seguido pela construção, com 1,36 milhão e 9,4% do total. O IBGE ressalta que o estudo é experimental e deve ser usado com cautela, pois se trata de estatísticas novas ainda em fase de teste e avaliação.

Atividades econômicas

O levantamento também revela que a atividade econômica mais representativa é a de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, com 1,3 milhão de pessoas, ou 9% do total de MEIs do país. O segundo maior grupo é o dos que atuam no comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 990,3 mil pessoas ou 6,8% do total. Em terceiro lugar estão os restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, com 876 mil ou 6% de todos os microempreendedores do país.

Recorte por região

O estudo indica que mais da metade dos MEIs (52,1%) está localizada na região Sudeste. Em seguida, o Nordeste conta com 17,6% dos microempreendedores individuais, enquanto o Sul aparece com 16,9%. Nas duas últimas posições estão o Centro-Oeste e o Norte, com 8,4% e 5%, respectivamente.

Foram utilizadas como fontes de informação o CPF, o CNPJ, o Simei (Simples Nacional), o Cempre (Cadastro Central de Empresas), a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) — Empregado, e o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

48,6% dos MEIs criaram empresas há no máximo três anos

Os dados da pesquisa inédita mostram que, em 2022, quase metade (48,6% ou 7,07 milhões) dos microempreendedores individuais havia criado suas empresas há no máximo três anos. Quando o prazo de criação é ampliado para cinco anos, a participação no total de MEIs ativos sobe para 69,3%, ou 10,1 milhões.

Sexo e Idade dos MEIs

A maioria dos microempreendedores individuais é composta por pessoas do sexo masculino. Em 2022, 53,6% dos MEIs eram homens (7,8 milhões), enquanto 46,4% (6,7 milhões) eram mulheres.

Em relação à faixa etária, a maioria dos MEIs é formada por pessoas entre 30 e 39 anos (29,9%). O segundo grupo mais representativo é o dos indivíduos com idade entre 40 e 49 anos (25,5%). Em seguida, estão os microempreendedores individuais com 50 anos ou mais (24,5%), e, por último, os que têm até 29 anos (20,1%).

Fonte: R7

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