23.8 C
Campo Grande
terça-feira, 25 de fevereiro, 2025
spot_img

Lula substitui Nísia Trindade por Alexandre Padilha na Saúde

Planalto informa que nomeação de Padilha será em 6 de março

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na tarde desta terça-feira (25) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para informá-la sobre sua substituição no comando da pasta. O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assumirá o Ministério da Saúde a partir de sua posse, marcada para quinta-feira, 6 de março. Durante o encontro, Lula agradeceu a Nísia pelo trabalho e dedicação enquanto esteve à frente do ministério.

A reunião entre Lula, Nísia e Padilha oficializou a troca ministerial. Antes disso, pela manhã, a ministra participou, junto com seu secretariado, de uma cerimônia no Palácio do Planalto ao lado do presidente. No evento, foi anunciado um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue.

A previsão é que a partir de 2026 sejam disponibilizadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação conforme a demanda e a capacidade produtiva. A iniciativa faz parte de uma estratégia para fortalecer a indústria brasileira, garantindo autonomia e buscando novas soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027, abrangendo pessoas de dois a 59 anos. O investimento total na parceria é de R$ 1,26 bilhão, com apoio do Novo PAC. Além disso, estão previstos R$ 68 milhões para estudos que avaliem a ampliação da faixa etária contemplada e a possibilidade de coadministração com a vacina contra a chikungunya.

Fale com a Redação